Ainda há tempo de sacar o Pis/Pasep referente a 2015

No dia 30 de junho encerra o prazo para o saque do abono Pis/Pasep com ano base 2015. Para quem ainda não compareceu à agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, o prazo está terminando. De acordo com informações do Ministério do Trabalho, muitas pessoas ainda não sacaram seu bônus, e a região Sul contabiliza um grande número: 118.683. Outros estados com maiores números de saques não realizados são Minas Gerais, Rio de Janeiro.

Para quem tem dúvidas, saiba que o direito ao saque ano-base 2015 é para os que estiveram inscritos no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos e tenham trabalhado por pelo menos 30 dias em 2015, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. É necessário também ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). As informações são do Ministério do Trabalho.

No que diz respeito aos valores, a variação é proporcional ao tempo de carteira assinada no ano de 2015. Se a pessoa trabalhou durante o ano todo, o valor do benefício será o salário mínimo, R$ 937,00.

O ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, alerta a quem tiver seu direito de retirada que não o perca. “O Abono Salarial é um direito que o trabalhador tem. Esse dinheiro é do trabalhador, portanto não perca o prazo”, aconselha.

Para saber se tem direito
Para saber se você tem direito ao Abono Salarial ano-base 2015, basta acessar pelo endereço http://verificasd.mtb.gov.br/abono/, digitar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento e consultar.

A Central de Atendimento “Alô Trabalho” do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.

Como sacar
Para sacar o Abono do PIS, o trabalhador que tem Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica.

Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação.
Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação.

Mais informações pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

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