No fim da tarde da última segunda-feira (24) um terremoto abalou Valparaiso, no Chile. O tremor ocorreu por volta das 18h30min, mesmo horário em Brasília. Segundo dados preliminares do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor teve magnitude 7.1 na escala Richter e ocorreu a 10 km de profundidade. Já o Centro Sismológico da Universidade do Chile diz que o sismo foi de 6.9. Não houve grandes complicações e nem alerta de Tsunami.
Os abalos tiveram epicentro a 35 quilômetros a oeste da cidade costeira de Valparaíso, em profundidade de 10 quilômetros abaixo do solo oceânico. O tremor principal foi seguido por uma série de réplicas menores. Segundo o Instituto de Sismologia da Universidade do Chile, dezesseis abalos secundários, o maior de 5,5 graus de magnitude, foram registrados após o tremor principal.
Como medidas de precaução autoridades ordenaram que os moradores dos arredores de Valparaiso saíssem das suas casas em direção a zonas elevadas, logo em seguida, a operação de retirada foi cancelada.
Na cidade, as linhas de metrô pararam de funcionar, a energia foi cortada em algumas localidades e o aeroporto de Santiago continuou funcionando apesar de danos no chão do terminal aéreo. Não teve alteração no trânsito.
Foram publicados em redes sociais vídeos do momento do terremoto
Sismo #viñadelmar #valpo @ahoranoticiasAN @24HorasTVN @CHVNoticiascl @ALERTADESISMO @EmergenciasCL pic.twitter.com/YPJiNCfWL3
— pablo araya (@Pabloarayasw) April 24, 2017
Así se vivió el #TEMBLOR en mi depto 😱 @24HorasTVN pic.twitter.com/GS4LW6UM6M
— cathyandrade_ph (@lobita__) April 24, 2017
Fuerte sismo de 6.9 se registró en la zona central de Chile: así se sentía en Santiago https://t.co/jCQRG4Jn2D pic.twitter.com/IAt0LLQ45s
— Sonora FM (@SonoraFM_sv) April 24, 2017