NASA acredita ter encontrado uma segunda Terra

Descoberta. Astrônomos estão animados com a possibilidade de terem encontrado um planeta habitável no futuro

Um novo sistema solar com sete planetas do tamanho da Terra foi descoberto na quarta-feira por uma equipe internacional de astrônomos. De acordo com os cientistas da NASA, há suspeitas de que esses espaços sejam habitáveis. O novo sistema orbita em torno da estrela Trappista – 1, um astro do tamanho de Júpiter encontrado na constelação de Aquário.

As observações realizadas pela equipe confirmam a existência de seis planetas, Trappist-1 b, c, d, e, f e g, conforme sua proximidade decrescente do astro, e sugerem que haja um h, ainda não confirmado. Os seis planetas parecem ser rochosos, como a Terra, Marte, Vênus e Mercúrio, por isso se dá a suspeita de que tenham água – fator essencial para a sobrevivência.

Os três primeiros estão perto demais da estrela, por isso, provavelmente, possuam climas abrasadores em excesso para que a água não evapore de sua superfície, segundo os modelos climáticos usados pelos astrônomos. É provável que h, com um tamanho mais parecido com os de Vênus e Marte, seja um mundo gelado por causa de sua distância da estrela. Os três planetas restantes estão dentro da chamada “zona habitável” e podem abrigar oceanos, segundo o estudo.

Para o Acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Antônio Gonçalves de Oliveira Junior, essa é uma das descobertas mais importantes da história. “Encontrar exoplanetas em zona habitável, em um mesmo sistema solar, não é coisa que acontece sempre. Aliás, nunca aconteceu”, afirma. “Claro que ir até esse sistema é um sonho por enquanto, mas sua distancia de 40 anos-luz, em termos astronômicos, é ‘ali na esquina’”, acrescenta.

O importante, para ele, é que esses planetas, do tamanho aproximado ao nosso, têm toda a chance de ter água em estado líquido e oxigênio, o que permitiria sua colonização num futuro distante.

Últimas Notícias

Destaques