Estado Islâmico reivindicou na manhã de hoje a autoria do atentado realizado ontem na Maschester Arena, na cidade de Manchester, na Inglaterra. O ataque suicida que deixou ao menos 22 mortos e 59 feridos ocorreu no final do show da cantora americana Ariana Grande.
O grupo extremista lançou um comunicado no qual afirma que um de seus membros perpetrou o ataque. “Um dos soldados do califado colocou uma bomba no meio da multidão durante o show”, diz a nota. Partidários do Estado Islâmico chegaram a comemorar a ação nas redes sociais. Por meio de contas do Twitter associadas ao grupo, hashtags referindo-se à explosão foram utilizadas para celebrar o episódio e as mortes. Alguns usuários encorajavam a realização de ataques semelhantes em outros lugares.
A polícia deteve um jovem de 23 anos por suspeita de conexão com o atentado. Segundo informações da primeira-ministra britânica, Theresa May, as autoridades acreditam conhecer a identidade do autor do ataque. Ele morreu ao detonar um explosivo caseiro no momento em que as pessoas deixavam o concerto.