Bomba da II Guerra obriga cidadãos a deixar cidade Alemã na manhã de hoje

Cerca de 8 mil pessoas precisaram ser evacuadas na manhã desta quinta-feira (9) em Düsseldorf, no oeste da Alemanha. O motivo foi a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial por trabalhadores da construção civil, anunciou a prefeitura. Não se sabe as condições do artefato, de 250 quilos. Ele foi encontrado no bairro de Rath, norte da cidade.

As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança de 1 km ao redor do local e fecharam várias ruas e duas estradas, o que complica o acesso ao aeroporto. Uma equipe de especialistas tentará desativar a bomba na manhã desta quinta-feira.

A bomba possui um detonador químico-mecânico que, segundo a polícia, é “bastante perigoso”. As autoridades não descartam a hipótese de que o explosivo tenha de ser detonado no local onde foi encontrado. O artefato foi utilizado nos bombardeios aliados durante campanha contra os nazistas.

Na manhã desta quinta-feira, três outras bombas da Segunda Guerra Mundial também causaram transtornos na cidade de Moers. O processo de desarmamento de uma bomba americana e duas britânicas, encontradas na segunda-feira, levaram à evacuação de mais de 400 pessoas.

Mais de 70 anos após o fim da guerra, ainda existem muitas bombas ocultas no subsolo alemão, vestígios das intensas campanhas de bombardeios dos aliados durante o conflito, que aparecem com frequência ao escavar para realizar obras de construção.

As autoridades calculam que há 3 mil bombas apenas em Berlim. No dia 25 de dezembro, dia de Natal, 54.000 pessoas foram evacuadas de Augsburgo, no sul da Alemanha, após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial.

Últimas Notícias

Destaques