Asteroide passará próximo da Terra nesta quarta

Fenômeno está previsto para quarta-feira e pode ser observado com um pequeno telescópio. Agência espacial norte-americana diz não haver perigo de colisão com o nosso planeta.

Asteróide com cerca de 650 metros de diâmetro (equivalente a seis campos de futebol) vai passar perto da Terra na próxima quarta-feira 19 de abril. Mas não representará perigo, segundo anunciou a Agência Espacial Norte-americana.

“Embora não haja possibilidade de o asteróide entrar em rota de colisão com o nosso planeta, estará muito perto para um objeto espacial desta dimensão”, afirmou a NASA em comunicado.

A NASA diz que o asteróide 2014-JO25, chamado de The Rock, passará a 1,8 milhões de quilómetros da Terra. A última vez que passou perto do nosso planeta foi há 400 anos e só voltará a aproximar-se daqui a 2.600 anos.

“O encontro de 19 de abril fornecerá uma excelente oportunidade para estudar este asteróide, e astrônomos ao redor do mundo planejam observá-lo com telescópios, para aprender o máximo possível”, disse um comunicado da NASA.

O objeto será visível com o uso de pequenos telescópios pelas próximas uma ou duas noites, pois sua superfície reflete mais luz do que a Lua.

Em 2004, um asteróide muito maior, com 4,6 quilômetros de comprimento e 2,4 quilômetros de largura passou a 1,54 milhões de quilômetros da Terra, uma distância quatro vezes superior à que separa a Terra da Lua.

A próxima passagem de perto de um grande objeto celeste só acontecerá em 2027, quando o asteróide 199-AN10, com 800 metros de diâmetro, passar a 380 mil quilômetros da Terra, a distância até à Lua.

Últimas Notícias

Destaques