Fenômeno La Niña retorna em outubro para reduzir as chuvas no estado
A Primavera no hemisfério Sul inicia neste domingo, dia 22, às 9h44min, e termina às 6h20min do dia 21 de dezembro. Será uma estação marcada pelo fenômeno La Niña, o que traz previsão de volume menor de chuva no Rio Grande do Sul, na comparação com registros pluviométricos de 2023. Os dados foram divulgados na quinta-feira, 19, pelo Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).
Todavia, o La Niña que se estabelecerá ao longo dos próximos meses será de fraca intensidade. “Não se espera grandes estiagens, nada prejudicial ao setor agropecuário. A tendência é de chuvas dentro da normalidade em outubro e diminuindo nos meses de novembro e dezembro”, afirma o coordenador do Simagro, meteorologista Flávio Varone. Segundo ele, as temperaturas serão mais amenas com geadas tardias bem localizadas e de fraca intensidade.
Diferentemente da primavera de 2023, que ocorreu sob efeito do fenômeno El Niño e, por esse motivo, teve mais registros de tempestade, o volume de chuva, desta vez, será menos significativo. Com características de manter, no Sul do Brasil, o tempo com menos chuva e temperaturas mais baixas, o La Niña deve chegar com pouca força ao RS. Por isso, ainda que o fenômeno deixe o clima mais seco, seguirá havendo instabilidade ao longo da estação.
Primavera mês a mês
Outubro: chuva dentro da normalidade na maioria das regiões, com valores acima da média na faixa norte;
Novembro: chuva ligeiramente abaixo da média na maior parte do Rio Grande do Sul;
Dezembro: chuva abaixo da média em todo o Rio Grande do Sul, sendo mais seco na faixa leste.