Hemocentro lançadesafio “1,5 mil doações”

Órgão quer garantir estoque de sangue para o período de fim de ano

O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), com base em Porto Alegre, iniciou nesta semana o desafio de atingir 1,5 mil bolsas de sangue doadas pela população até o próximo dia 20. O objetivo da campanha é garantir estoques em quantidade segura e suficiente para o atendimento da população nas festas do fim de ano.   

Até quarta-feira desta semana, dia 04, já haviam sido doadas 213 bolsas de sangue. O local terá horário de funcionamento diferenciado em algumas datas. No sábado, dia 14, estará aberto das 8 às 12 horas (ou 14 horas com agendamento). Na quinta-feira, dia 19, estenderá o horário até às 17h30min.

O mês de dezembro é considerado desafiador para os serviços de Saúde, especialmente no caso do Hemocentro que depende de voluntários. Nas datas de Natal e Réveillon, e também nas férias de verão, a comunidade se organizar para festas e viagens, com encontros familiares e diversão. Este cenário cria o contraditório entre queda nas doações e mais veículos nas estradas e pessoas lidando com fogos de artifício, bebidas alcoólicas e alimentação abundante.

Ações pontuais

A chefe da Divisão de Hemoterapia do Hemorgs, Aline Gularte, salienta a necessidade premente. “Ter tranquilidade nas festas é saber que os bancos de sangue estão prontos e preparados para atender às necessidades da população, se necessário”. Para cumprir à meta o Hemocentro fará 14 ações em diversos municípios da Região Metropolitana.

Mas no Vale do Caí, apenas no Hospital São Pedro Canísio, de Bom Princípio, terá coleta: no dia 21, sábado, das 8h às 12h (rua João de Barro, 57, Paraíso do Vale – telefone (51) 2024-0192).

Critérios e adesão    

Para poder doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial de identidade com foto, ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos (com desconto de vestimentas). Outros impeditivos temporários ou definitivos podem ser consultados em saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue.

Dado positivo e mobilização

De acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população gaúcha doou sangue em 2022, o que representa 18 pessoas a cada mil habitantes e um total de 213 mil de doações. O percentual está dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 1% a 3% da população deve ser doadora. No entanto, se faz necessário de forma continuada reforçar a importância em aumentar o número de doadores para manter os estoques regulares e sem risco de desabastecimento.

Últimas Notícias

Destaques