O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Salmo Dias, reuniu-se, na última terça-feira, com representantes de jornais impressos do interior do Rio Grande do Sul para debater a utilização dos veículos para as publicações legais das prefeituras. Salmo afirmou que os jornais locais têm uma função econômica e social. “Geram empregos e renda para o município e ajudam a população a fiscalizar o uso do recurso público”, ressaltou Dias.
Os representantes dos jornais manifestaram preocupação com o uso do Diário Oficial dos Municípios. De acordo com o presidente da Associação dos Diários do Interior do RS (ADI), Sérgio Klafke, a publicação de atos oficiais na internet compromete a transparência do serviço público. “A comunidade vai ficar privada disso”, justificou o diretor do jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires.
Ciente da importância dos jornais do interior para a difusão da pauta municipalista, o presidente Salmo solicitou a elaboração de um parecer jurídico da entidade para esclarecer aos prefeitos que não há impedimento para a realização de publicações legais em veículos impressos. “Precisamos desse respaldo”, alegou a representante da Associação dos Jornais do Interior do RS (Adjori/RS), Patrícia Cerutti.