Estudantes podem opinar sobre Ensino Médio estadual

Objetivo é identificar temas recorrentes e sugestões da comunidade

A Secretaria da Educação (Seduc) está realizando uma escuta ativa para coletar informações e aprimorar a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais, com prazo até o dia 26. Estudantes do Ensino Médio da rede estadual podem responder a um formulário online, disponível no site Ensino Médio Gaúcho.

Esta é a segunda Escuta Ativa realizada pela divisão de Ensino Médio da Seduc. Com base na primeira, em 2023, foram priorizadas as Trilhas de Aprofundamento mais escolhidas e incluídos dois novos componentes curriculares para 2024: Redação e Resolução de Problemas.

Os dados coletados serão usados para identificar temas recorrentes e sugestões da comunidade escolar, servindo como base para a melhoria das políticas públicas educacionais e para a elaboração das matrizes curriculares de 2025. A escuta ativa também visa garantir a participação dos alunos no processo educacional.

As novas temáticas no currículo do Ensino Médio estão organizadas conforme a especificidade de cada série. Os alunos da primeira série respondem sobre as Unidades Curriculares Eletivas; os da segunda série, sobre as Trilhas de Aprofundamento Curricular; e os da terceira série, sobre o Aprofundamento ENEM, incluindo Redação e Resolução de Problemas.

Para as escolas do campo, o foco está em temas produtivos e socioculturais. As escolas indígenas, com ensino bilíngue, têm trilhas específicas para os povos Guarani e Kaingang.
Nas Escolas em Tempo Integral, a Escuta analisa a experiência dos alunos em aspectos cognitivos, socioemocionais e na infraestrutura. Estudantes do período noturno respondem sobre a realidade do seu turno.

Últimas Notícias

Destaques