Escolas estaduais aplicam avaliação diagnóstica

Dados irão auxiliar planejamento pedagógico ao longo do ano

A Secretaria da Educação (Seduc) realizará, entre os dias 6 e 19 de março, a primeira Avaliação Diagnóstica (AD) de 2025. A iniciativa tem como objetivo analisar a aprendizagem dos estudantes da Rede Estadual, forneceu dados que auxiliam no planejamento pedagógico ao longo do ano. Com base nos resultados, serão adotadas medidas para aprimorar o ensino nas escolas estaduais.

A AD avaliará habilidades de compreensão do leitor e resolução de problemas por meio de testes de Língua Portuguesa e Matemática. A aplicação abrangerá alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. Os resultados estarão disponíveis em até 10 dias úteis após a conclusão das provas, permitindo que os professores identifiquem dificuldades e adaptem suas estratégias de ensino.

Provas diferentes conforme a etapa

As provas da Avaliação Diagnóstica serão aplicadas de diferentes formas, conforme a série do estudante. Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental farão a avaliação impressa, aplicada em dois dias nas próprias escolas. Já os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio realizaram as provas de forma digital, por meio de uma plataforma disponibilizada pela Seduc. Nesse caso, a aplicação ocorrerá em um único dia, com as respostas gravadas automaticamente ao término do teste.

Para garantir a acessibilidade, os estudantes com necessidades especiais terão versões ampliadas e super ampliadas das experiências, além do suporte de profissionais das escolas. Diferente de avaliações externas, como o Saeb e o Saers, a AD permite maior flexibilidade no cronograma, cabendo a cada escola organizar a aplicação dentro do período estipulado.

Dúvidas sobre o uso da plataforma on-line podem ser esclarecidas no chat disponível na aba “Fale Conosco” do site oficial da Seduc. Para outras questões, a Diretoria de Avaliações está à disposição pelo e-mail monitorars@seduc

Últimas Notícias

Destaques