As inscrições das empresas para a obtenção do selo ‘EmFrente, Mulher 2025’, assim como renovação do certificado de 2023, tem prazo até 31 de março. O processo deve ser encaminhado no site oficial (emfrentemulher.rs.gov.br). Podem se inscrever empresas com regularidade fiscal e trabalhista do Rio Grande do Sul e que comprovem, por meio do envio de documentação, que desenvolvem ações e programas de valorização e fortalecimento dos direitos das mulheres dentro do ambiente de trabalho.
A iniciativa é do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – EmFrente, Mulher -, do programa RS Seguro, e composto por todos os Poderes e por outras instituições do Estado. O selo foi lançado em 15 de março de 2023, com o objetivo de aumentar o engajamento das empresas no fortalecimento da defesa dos direitos das mulheres. Em especial, que dêem atenção ao combate à violência e na superação das desigualdades em relação aos homens.
Criado pela Lei 15.916/2022, o selo EmFrente, Mulher tem validade de dois anos e pode ser renovado. Em agosto as empresas selecionadas participão de evento com a presença do governador Eduardo Leite. Elas recebem certificação e participam de painéis com as boas práticas e as estratégias de atuação. Para obter o selo, as empresas deverão observar critérios conforme o seu porte. Em 2023, 13 empresas foram contempladas, e em 2024 foram entregue 10.