Em Brasília, pauta dos prefeitos é a reconstrução

Busca é por garantia das medidas e estruturantes pós-enchentes

Mais de 400 prefeitos gaúchos estão em Brasília promovendo a “Marcha a Brasília pela Reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul”. A mobilização é organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com a Federação dos Municípios do RS (Famurs).

Na terça-feira e nesta quarta-feira, dias 2 e 3, focam no avanço das medidas emergenciais e estruturantes para o restabelecimento das localidades afetadas pela catástrofe climática. “Vamos buscar o socorro necessário, com recomposição do ICMS e do ISS, e um Fundo de Participação dos Municípios extra aos 402 que ainda não receberam esse valor”, salienta o presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda.

Durante os dois dias de Marcha, os gestores irão discutir com deputados e senadores sobre recursos extras: auxílio financeiro para todos os municípios e não apenas aos em calamidade; a garantia da recomposição do FPM; e a flexibilização para uso de saldos disponíveis nos cofres municipais. A Famurs também buscará articulação em temas como a prorrogação dos financiamentos agrícolas.

Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski: “Queremos entender o que realmente chegou de efetivo aos cofres públicos”. Foto: Mabilia Souza/ Agência CNM de Notícias

Pedindo mais dinheiro
Na abertura do evento nessa terça-feira, foi entregue ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, pleitos relacionados a recursos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Ele endossou que será preciso casar a reconstrução econômica com a recuperação social. “O apelo que faço é que a gente trabalhe em um plano de qualificação para que as pessoas possam ter oportunidades”, afirmou Dias. Haverá agenda com os ministros da Saúde, Nísia Trindade; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa; da Educação, Camilo Santana; e da Fazenda, Fernando Haddad.

Na ocasião, a CNM também promoverá uma Mobilização Nacional Permanente, com a participação de gestores de todo o Brasil. O encontro com parlamentares tem o objetivo de buscar o avanço de medidas no Congresso Nacional, como desoneração permanente da folha de pagamento e o aumento do FPM em 1,5%.

Últimas Notícias

Destaques