Rede Estadual abriu matrícula nas primeiras 36 escolas-piloto
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), está com matrículas abertas para uma modalidade de ensino voltada a jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, obter qualificação profissional de forma gratuita e com qualidade. Pela primeira vez, a Rede Estadual passou a oferecer a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica – chamada de EPT (Ejatec). A iniciativa começou a ser implementada neste ano em 36 escolas-piloto, sendo 34 de Ensino Médio e duas de Ensino Fundamental, permitindo que os estudantes maiores de 18 anos concluam o Ensino Médio em até 18 meses. Nesta etapa de implantação não há educandários habilitados no Vale do Caí.
As matrículas são direto nas escolas estaduais que oferecem a Ejatec e a qualquer tempo, sem a necessidade de esperar o início do semestre letivo. Estudantes que desejem cursar a Ejatec e que já cursaram parte do Ensino Médio regular também conseguem aproveitar os créditos obtidos da Formação Geral Básica. Da mesma forma, estudantes matriculados no Ensino Médio regular, com idade igual ou superior a 18 anos, têm a opção de solicitar transferência para a Ejatec a qualquer momento.
Saiba Mais
A Ejatec da Rede Estadual oferece qualificações profissionais relacionadas aos cursos de saúde, administração, logística, gestão empreendedora e serviços jurídicos. Além disso, para possibilitar que mais jovens e adultos concluam o Ensino Médio, a Seduc está promovendo a expansão da EJA Ensino Médio em 58 escolas que já ofertam Ensino Médio noturno em alguns casos também com a possibilidade de Qualificação Profissional.