Diários do Interior se reúnem com governador do Estado

Eduardo Leite participou de reunião-almoço promovida pela ADI/RS em Porto Alegre segunda

O governador Eduardo Leite foi recebido, nesta segunda-feira, 24, por representantes de diversos jornais que integram a Associação de Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS). A reunião-almoço foi promovida pela entidade dentro da programação 15° Seminário de Benchmark, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Em sua fala de abertura, o presidente da Associação e diretor do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, Eládio Vieira da Cunha, ressaltou a importância do evento para o aperfeiçoamento dos jornais impressos com circulação diária no interior, em especial diante das transformações no ramo da comunicação e dos desafios apresentados pelo avanço da internet e das mídias sociais.

Ao saudar o governador Eduardo Leite – pela primeira vez presente a um evento da ADI-RS –, Cunha manifestou o apoio da entidade e a disposição para colaborar na divulgação das pautas prioritárias para tirar o Estado da crise e mudar a realidade dos gaúchos. “Estes jornais, nas principais comunidades do Rio Grande, estão absolutamente abertos para acompanhar e apoiar um governo que seja inovador e transformador. É nossa obrigação como cidadãos, não só enquanto jornalistas e diretores de empresas de comunicação”, afirmou.

Lembrando o importante papel cumprido pela imprensa para mobilizar e informar a sociedade, Eduardo Leite cumprimentou os presentes e reforçou que, “sem a pretensão de ser infalível e com total compreensão das críticas que possam ser feitas ao governo”, respeita o trabalho jornalístico. “Mas, de fato, dentro da circunstância que o Estado vive, é muito importante que nós tenhamos apoio da imprensa nas agendas que precisamos enfrentar para buscar um novo futuro”, reforçou o governador.

Sobre as perspectivas para o Rio Grande do Sul, o chefe do Executivo gaúcho mencionou que a relação respeitosa com os demais Poderes, em especial com a Assembleia Legislativa, tem significado um espaço para que prospere uma agenda de transformações profundas. Além das pautas já votadas pelo parlamento, Leite falou da expectativa de aprovação da venda das estatais. “Não estamos fazendo isso porque queremos fazer valer a qualquer custo a nossa agenda, mas sim porque nos dispusemos ao diálogo e temos nos veículos de comunicação uma oportunidade para fazer a população compreender a importância do tema das privatizações”.

Para o governador, as privatizações estão diretamente ligadas com a retomada do desenvolvimento, não apenas pela oportunidade de pagar passivos, mas pelos investimentos que serão gerados onde o Estado não consegue operar de forma minimamente razoável. “A atuação da iniciativa privada vai gerar eficiência e benefícios para a população gaúcha. Toda a mudança gera reação, mas o que vamos assistir serão investimentos que vão ajudar a estimular a economia, gerando empregos e renda”, ressaltou.

ADI/RS lança premiações
Durante o seminário, a ADI/RS também lançou oficialmente duas premiações: o “ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão 2019”, que visa fomentar entre as empresas jornalísticas práticas de gestão que sejam inovadoras e sirvam de modelo para as demais, e o “ADI de Excelência em Jornalismo”, com o tema da valorização do empresário industrial nas comunidades, para estimular a qualidade do jornalismo econômico.

Últimas Notícias

Destaques