Chuva retorna ao Rio Grande do Sul e Defesa Civil emite novo alerta

Vale do Caí terá maiores acumulados de precipitação no domingo

O tempo firme que predominou no Rio Grande do Sul nos últimos dias dará lugar a um período de instabilidade a partir desta sexta-feira, 14. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de chuvas intensas que se estende até terça-feira. De acordo com o órgão, o estado de atenção abrange o período de 15 a 18 de junho.

No sábado, 15, uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com o fluxo de umidade vindo do norte, favorecerá a ocorrência de chuvas de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios em grande parte do Estado. Nas regiões da Campanha, Sul, Missões e Centro, há risco de queda de granizo e rajadas de vento que podem alcançar até 70 km/h. Os volumes de chuva previstos variam entre 20 e 30 mm por dia, podendo chegar a 50 mm/dia no Oeste, Centro, Campanha e Sul gaúcho. Antes da chegada das chuvas, ventos com rajadas entre 30 e 55 km/h serão sentidos em áreas da metade Norte e Centro do Estado.

Chuva aumenta no domingo
Conforme o Climatempo, a condição de chuva forte aumenta no Vale do Caí no sábado, 15, mas os acumulados devem ficar em torno dos 20mm.

No domingo, a chuva ganha ainda mais intensidade sobre o Rio Grande do Sul. A atuação de um sistema de baixa pressão, aliado ao fluxo de umidade e à formação de uma frente fria, trará chuvas intensas para as regiões das Missões, Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre, Costa Doce, Litoral Médio e Norte, e Serra gaúcha.

Os volumes esperados variam entre 40 e 70 mm/dia, podendo superar os 120 mm/dia em pontos das Missões, Centro, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte. Ventos fortes, superiores a 60 km/h, são esperados enquanto as instabilidades persistirem, com rajadas contínuas de até 50 km/h na metade Sul do Estado.

Na segunda-feira, 17, com a frente fria semi-estacionária sobre a faixa Norte do Estado, as chuvas continuarão intensas. Acumulados de 60 a 125 mm/dia são previstos para o Noroeste, Centro-Norte, Serra gaúcha e áreas próximas a Santa Catarina, podendo ultrapassar 150 mm/dia em algumas localidades. Os ventos seguirão atuando na metade Sul do Estado, com velocidades de até 45 km/h.

Na terça-feira, 18, a instabilidade continuará sobre as regiões das Missões, Noroeste, Centro-Norte e Nordeste, com volumes de chuva entre 60 e 90 mm/dia, podendo ultrapassar 100 mm/dia em algumas áreas do Noroeste, Norte, Vales, Serra e Litoral Norte.

Precipitação acumulada para o domingo, 16 de junho. Este é o dia de maior atenção para o Vale do Caí. CRÉDITO: Climatempo

Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil do RS informou que já está coordenando com as prefeituras a implementação de medidas preventivas, especialmente em áreas com pequenos rios e córregos que necessitam de manutenção e limpeza, garantindo a adequada vazão das águas das chuvas previstas. Além disso, o órgão está orientando os municípios a monitorarem áreas de risco propensas a deslizamentos de terra, para que as ações dos Planos de Contingência municipais sejam adotadas conforme necessário.

Há também a possibilidade de elevação lenta dos rios principais e ocorrência de alagamentos pontuais. As autoridades recomendam atenção redobrada aos moradores de áreas vulneráveis para a adoção de medidas preventivas e de segurança.

Últimas Notícias

Destaques