Chuva e frio retornam juntas ao RS

Redução de temperaturas é típica desta época do ano

A previsão para os próximos quatro dias no Rio Grande do Sul indica mudanças no tempo somente no fim de semana. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 30/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O prognóstico para os próximos sete dias indica chuvas irregulares sobre o Estado. Os maiores volumes estão previstos para as regiões Sul, Central, Metropolitana e Região dos Vales, onde a quantidade de chuva esperada pode ficar entre 30 e 100 milímetros. O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado.

Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Guilherme Borges, meteorologista do Instituto Clima Tempo, pontua que é no domingo, 28, quando deve ocorrer o ingresso de uma nova frente fria no Sul do país. É este sistema que levará chuva para boa parte do Rio Grande do Sul. Em Montenegro, especificamente, Borges prevê 30 milímetros de chuva. Após a passagem da frente fria, a massa de ar polar atrás dela ingressa e derruba as temperaturas. Contudo, o meteorologista ressalta que não é um cenário para onda de frio, e sim uma redução de temperatura característica desta época do ano.

Previsão para os próximos dias
Sábado, 27: condições para chuvas em pontos isolados nas regiões do Planalto Central e da Serra Gaúcha. Na maioria das regiões, o tempo deve seguir estável, com elevação gradativa das temperaturas a partir da manhã até a metade da tarde deste sábado. Para Montenegro, a previsão é de 5 milímetros de chuva, conforme o ClimaTempo. Na cidade, as temperaturas variam de 15ºC a 23ºC.

Domingo, 28: o ingresso de uma frente fria vinda do Uruguai trará mudanças no tempo sobre o Estado, o que ocasionará precipitação de intensidade moderada. No decorrer do domingo haverá um declínio nas temperaturas em todas as regiões, à medida que o anticiclone migratório, que se desloca na retaguarda da frente fria, avançará. Em Montenegro, o clima varia de 15ºC a 17ºC.

Segunda-feira, 29: será frio, em conjunto com chuva moderada a forte sobre parte das regiões Sul, Metropolitana, Planalto Central, Região dos Vales, Serra Gaúcha e Litoral Norte. Avança o anticiclone migratório, que transportará umidade oceânica do quadrante sudeste em direção às regiões em questão. Esta configuração atmosférica pode criar condições favoráveis, ainda que a possibilidade seja pequena, para a ocorrência de precipitação invernal do tipo chuva congelada, grânulos de gelo ou mesmo neve sobre pontos isolados e mais altos da Serra do Sudeste. Em Montenegro, o clima varia de 11ºC a 16ºC.

Terça-feira, 30: o anticiclone migratório se deslocará sobre o Rio Grande do Sul, o que trará novamente o tempo estável, provocando queda acentuada nas temperaturas durante a madrugada. Isto deve trazer riscos para a ocorrência de geada pela manhã nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste devido à perda radiativa. Em Montenegro, o clima varia de 10ºC a 18ºC.

Quarta-feira, 31: o tempo estável deve seguir com temperaturas mais amenas no decorrer do dia, por conta da amplitude térmica. Em Montenegro, o clima varia de 11ºC a 21ºC.

Últimas Notícias

Destaques