Autoridades, entidades e universidades validam projetos do Cresce RS

Na manhã desta segunda-feira, 5, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luis Augusto Lara (PTB), reuniu o governador do Estado, Eduardo Leite, e demais chefes de poderes e órgãos do Estado, reitores, entidades e associações empresariais para apresentar a lista de projetos e ações elaboradas por técnicos do movimento Cresce RS. O objetivo foi monitorar e destravar projetos e ações de desenvolvimento econômico para o Estado do Rio Grande do Sul.

Conforme o presidente do Parlamento gaúcho, as reuniões técnicas que aconteceram no mês de julho resultaram numa lista de ações denominada Carteira de Projetos Cresce RS. Ela foi dividida em três eixos: Infraestrutura e Logística; Desburocratização e Fomento dos Bancos Públicos. Para o acompanhamento das ações de destravamento dos projetos, Luis Augusto Lara explicou que serão realizados Seminários de Monitoramento no final de agosto, no início de outubro e final de novembro de 2019. Para 2020, estão previstos seminários a cada noventa dias.

Entre os projetos que se destacam no eixo Infraestrutura e Logística, estão a extensão da pista do Aeroporto Salgado Filho; concessões rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias; obras de rodovias gaúchas; concessão de parques estaduais; e o monitoramento da concessão de gás natural e investimento em mineração. Quanto à desburocratização dos processos públicos, o Cresce RS aponta para o estabelecimento de licenciamento por compromisso de baixa e média complexidade ambiental, PPCI e alvarás; da evolução do status sanitário de aftosa; a melhoria ou simplificação da legislação ambiental, PPCI e transporte turismo; aprimoramento da transição da Junta Comercial ao digital e ações de viabilização do fim da majoração do ICMS até o final de 2020.

O governador Eduardo Leite iniciou sua manifestação com a frase “Sozinhos vamos mais rápidos, juntos vamos mais longe”, para parabenizar a iniciativa da Assembleia Legislativa em promover o desenvolvimento do Estado. O chefe do Executivo ainda acrescentou que, na atual conjuntura, não há outro caminho para irmos mais rápidos e mais juntos.

Últimas Notícias

Destaques