Um ataque hacker derrubou sites ligados ao governo do Rio Grande do Sul nessa terça-feira, 8. As páginas estão fora do ar desde a madrugada e até o final desta tarde seguiam fora do ar. Segundo nota da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, o evento ocorreu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados, e todos os cuidados estariam sendo tomados para retorno dos serviços afetados o mais breve possível.
O ataque hacker deixou sites como o do Detran RS, IGP (Instituto Geral de Perícias) e portais de dados das secretarias da Fazenda, Educação, Saúde e Segurança Pública. No IGP, agendamentos de carteiras de identidade, por exemplo, estão interrompidos. Entretanto, os painéis de controle de mortes e casos por Covid-19 e da vacinação contra a doença seguem no ar.
Nota do governo do RS
Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível.