Oeste do RS está 15 dias sem chuva, o que agora chega aos vales
O instituto MetSul Meteorologia lançou nessa terça-feira, 07, prognóstico a respeito da irregularidade da chuva dos últimos dias. Por enquanto, essa escassez de precipitação afeta o Oeste do Rio Grande do Sul, em período de duas semanas. Embora tenha chovido forte e com acumulados na virada do ano, em locais como Porto Alegre, as ocorrências de precipitação mais intensa foram em temporais isolados.
A chuva dos últimos 15 dias se concentrou mais na Metade Leste; e em diversas estações meteorológicas na fronteira com a Argentina não houve qualquer registro de precipitação. Também as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não indicaram chuva nos municípios de Santo Augusto, Cruz Alta, Santiago, São Vicente do Sul, São Borja, Uruguaiana, Bagé e Dom Pedrito.
Onde mais choveu nas últimas duas semanas foi no Nordeste do estado, em cidades da Grande Porto Alegre e da Serra, com acumulados de 50 mm a 100 mm. A tendência, entretanto, não oferece muita esperança para a agricultura no curto prazo, alerta MetSul. O tempo firme vai marcar toda esta semana, projetado para um total de 10 dias, na maior parte do RS.