Imunização estava suspensa no país há mais de um mês, o que levou famílias a procurar clínicas privadas
A vacina pentavalente está inclusa no Calendário Básico de Vacinação da Criança. Ela costuma ser aplicada no primeiro ano de vida do bebê – aos 2, aos 4 e aos 6 meses – e previne uma série de doenças, como a difteria, o coqueluche, a meningite e a poliomelite. Distribuída na rede pública pelo governo federal, a vacina estava em falta há mais de um mês. Com um novo lote chegando, a Prefeitura afirma que retomará a vacinação ainda nesta tarde.
A situação vinha deixando as mães montenegrinas preocupadas. Muitas foram às redes sociais expressar seu descontentamento com a falta das doses. Quem tem condições pagou a vacinação particular ao custo médio de R$ 220,00. Outras recorreram a municípios vizinhos, que ainda tinham a pentavalente em estoque.
Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Nicole Ternes explica que em estados que receberam o repasse do composto mais cedo as vacinas já foram retomadas na terça-feira. No Rio Grande do Sul, a rede responsável pela distribuição recebeu a vacina no final da tarde do dia 20. As doses foram buscadas ontem para o município. Hoje de manhã, elas passam por uma revisão dos lotes para serem distribuídas nas unidades de saúde. No período da tarde, já devem estar disponíveis.
Agendados para BCG estão sendo atendidos
Outra vacina que tem dado dor de cabeça para os pais é a BCG, que previne formas graves de tuberculose e precisa ser aplicada o mais precocemente possível. Ela também esteve em falta no país. Em Montenegro, começou a ser feito um agendamento que chegou a ter mais de 150 crianças na fila. Doses da BCG foram recebidas há duas semanas, iniciando-se os atendimentos.
Ainda restam 60 pessoas no aguardo, que devem ser atendidas até o fim da semana que vem. A Vigilância em Saúde segue, no entanto, com o sistema de agendamentos, já prevenindo uma nova falta de doses. A marcação pode ser feita por telefone nos números (51) 3632-0171 e (51) 3632-1113.