Utilizar aparelho nos dentes requer alguns cuidados de higiene, para que a mesma bactéria que se multiplica na boca não tome conta do aparelho. Sem esses cuidados, poderá haver lesões de cárie, gengivite e outros problemas ainda mais graves. Além de fazer visitas frequentes ao dentista, é importante prestar atenção se o aparelho está com odor acentuado, se formou um filme sobre o equipamento ou, ainda, se ele está esbranquiçado ou apresenta manchas brancas. A cirurgiã-dentista Katia Izola, ofereceu dicas de cuidado importantes. Confira:
Escolha bem a escova: as com cabeça pequena e cerdas macias são as melhores. Ela será usada como se a pessoa estivesse escovando os próprios dentes, o que deve ser feito na sequência. Os movimentos devem ser realizados no sentido horizontal, com uma leve inclinação, fazendo uso de creme dental. Também a escova interdental pode ser usada de forma complementar.
Enxaguante bucal pode ser utilizado: Eles são bastante usados para combater a formação de tártaro e placas, bem como controlar as bactérias da boca, impedindo que haja depósitos. Existem soluções desenvolvidas para a limpeza dos aparelhos ortodônticos, porém, os enxaguantes também podem ser usados de vez em quando, considerando que as melhores soluções são livres de álcool.
Malvona e vinagre branco: a malvona é uma solução utilizada como medicamento tópico bucal com ação antisséptica, anti-inflamatória e analgésica nas afecções da boca, gengivas e garganta. Ela também pode ser utilizada no controle das bactérias como desinfetante bucal e, inclusive, para higienizar aparelhos. Já o vinagre branco é uma alternativa muito interessante para desinfetar e remover odores e resíduos dos aparelhos dentais. Ele não substitui as soluções desenvolvidas para isso, mas é um bom recurso para situações emergenciais.
Ingestão de água: parece estranho, mas beber água é fundamental porque faz com que haja maior controle das bactérias na boca e mantém o aparelho ortodôntico hidratado. A ingestão de água também combate o efeito da boca seca, que aumenta as chances de a cárie se desenvolver.