Evento reuniu 145 servidores públicos e falou da prevenção contra doenças
O auditório do Instituto de Educação São José recebeu na manhã de ontem 145 servidores da segurança pública de Montenegro, entre policiais e bombeiros, para o Seminário Saúde Preventiva e o Servidor da Segurança Pública. No evento, quatro especialistas debateram sobre o processo saúde/doença, patologias acometidas ao profissional e prevenção.
O psicólogo Eduardo Pithan apresentou estudos que identificaram que 21% dos policiais já foram alertados por médicos acerca dos níveis de colesterol e massa corporal elevados, sedentarismo e estresse vivido no trabalho. Outros apontamentos foram que 12% desses profissionais consideram que a sua vida piorou após entrar para a polícia, 60,8% trabalham além do horário e 47% exercem outra atividade fora da área. “As pesquisas são antigas, de anos anteriores, porque não há muita investigação na área”, destaca Eduardo.
Organizado pela Escola de Educação Profissional, o evento ainda teve como palestrantes a enfermeira Maria Elida Machado, a nutricionista Bruna Senna Rodrigues e a enfermeira e major Mara Rosane Vargas e Silva.
De acordo com Mara, que completou ontem 25 anos de Brigada, o evento objetiva, também, informar o servidor sobre a importância de cuidar da própria saúde. Entre as temáticas, ela destaca a saúde mental, uso de drogas, estresse e transtorno pós-traumático, doenças cardiovasculares, obesidade, reeducação alimentar e diabetes.
“Teve uma boa adesão. Dos 150 lugares disponíveis, 145 foram ocupados. E esse seminário é parte de um projeto da Secretaria Nacional de Segurança Pública, realizados em pontos de comandos regionais”, termina.
Para o responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Vale do Caí, João Luís Machado o ambiente de aprendizado, com informações qualificadas e científicas direcionadas ao exercício da profissão é muito oportuno. “Acho, inclusive, que deveríamos ter mais edições. E é importante para eu prestar atenção no meu colega. E em 2015 já participamos de um evento de mesmo porte em Porto Alegre, naquele momento percebi a importância da saúde e da preocupação com os colegas.”, conclui.