São José do Sul recebe selo Ouro de vacinação

Municípios que mais vacinaram foram premiados pelo Estado

O governo do Estado realizou nesta quinta-feira, 5, a entrega do Selo Município Amigo da Vacina, que valoriza as estratégias de imunização adotadas pelas prefeituras em todo o Estado. A iniciativa da Secretaria da Saúde (SES), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPRS), certifica os municípios do Rio Grande do Sul que atingiram as metas de coberturas vacinais em três vacinas do calendário básico.

A premiação, realizada no auditório do MPRS, em Porto Alegre, considerou a aplicação das vacinas Pentavalente, Tríplice Viral e HPV. Cada tipo representou uma categoria – baby, dente de leite e teens, respectivamente – com uma meta a ser atingida na cobertura vacinal em 2023 em suas respectivas faixas etárias. Os selos foram divididos, conforme o número de categorias em que a meta tenha sido batida, em Ouro (três categorias atingidas), Prata (duas) e Bronze (uma). Na solenidade, também foram entregues premiações do projeto Te Vacina RS – Imuniza Escola, que contempla os municípios que alcançaram, entre janeiro e outubro deste ano, os maiores índices de vacinação contra o HPV, na faixa etária de nove a 14 anos. Na região, o destaque ficou para São José do Sul, que conquistou o selo Ouro.

Premiados com Selo Município Amigo da Vacina

Selo Ouro: 139 municípios (atingiram a meta nas três vacinas)
Selo Prata: 129 municípios (atingiram a meta em duas das três vacinais)
Selo Bronze: 149 municípios (atingiram a meta em uma das três vacinais)

As vacinas

Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. Está indicada no primeiro ano de vida do bebê, em um esquema de três doses (aos dois, quatro e seis meses de idade).

Tríplice viral: protege contra o sarampo, caxumba e a rubéola. É indicada uma dose aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses com a tetraviral (tríplice viral mais varicela).

HPV: protege do Papilomavírus Humano, responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo e associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. A vacina é indicada para meninas e meninos de nove a 14 anos, com esquema de dose única.

Últimas Notícias

Destaques