Que cor é o seu xixi?

Você pode até não perceber, mas a cor do xixi pode indicar muito sobre a saúde. Se há infecções, algum problema nos rins e até mesmo se você está bebendo água o suficiente ou de menos. A recomendação é a seguinte: ficar de olho em cor, odor e volume. Confira as dicas abaixo e entenda melhor o que cada um desses parâmetros significa e, se houver alterações, busque ajuda médica.

Amarelo-claro: quanto mais clarinho o xixi estiver, melhor para a saúde. Essa cor sinaliza um corpo hidratado. Essa tonalidade, bem translúcida, indica que você está tomando a quantidade certa de líquidos.

Amarelo-escuro: Um tom mais forte, mas ainda assim amarelado, significa que a urina está muito concentrada. Isso é comum no primeiro xixi da manhã. Se continuar ao longo do dia, é um sinal de que é preciso tomar mais líquidos.

Avermelhado: é um sinal de alerta e pode significar que há a presença de sangue no xixi. Se houver coágulo ou fio de sangue visível, o quadro pode ser ainda mais grave. Sangue na urina indica diversas doenças, de cálculo renal a tumor.

Cor de Coca-Cola: algumas doenças no fígado, como a hepatite, podem deixar o xixi com tonalidade acastanhada. Procure o médico.
Alaranjado, esverdeado ou azulado: São quadros pouco comuns. Essas cores geralmente têm relação com o consumo de algum medicamento ou complexo vitamínico. Cheque com o seu médico se o remédio que você está tomando causa esse efeito colateral.

Com espuma: Não é aquela espuminha causada pela força ao urinar. O xixi com espuma se assemelha a claras de ovos batidas e ocupa 1/3 do vaso. Isso ocorre pela presença de proteínas na urina e sugere alguma falha no funcionamento de filtração dos rins.

Com cheiro forte: o cheiro é mais intenso pela manhã, justamente por estar muito concentrado. No entanto, alguns medicamentos, alimentos problemas de saúde podem causar cheiro forte. Ainda é possível sentir odor mais forte em casos de infecção urinária repetida.

Quantidade de xixi: O volume baixo de urina pode estar relacionado à ingestão insuficiente de água e líquidos, mas pode ser outro sinal de alerta. Fazer apenas algumas gotinhas, diversas vezes e em seguida, é um sintoma comum da cistite. Esse é um quadro que pode ou não ser acompanhado de ardor. Já para quem urina muito, é preciso verificar o caso. Quando se consume muito líquido, a quantidade de xixi é maior. Medicamentos diuréticos também aumentam o fluxo de urina, assim como o consumo de bebidas alcoólicas.

Últimas Notícias

Destaques