Na correria diária, é bom se lembrar de dar atenção à saúde. Não são incomuns casos em que, alegando falta de tempo, o trabalhador exclui de sua vida qualquer atividade física em prol de mais uma hora no serviço. O custo disso é visto ao longo do tempo. É ruim para o funcionário, que perde qualidade de vida. E, também, para as empresas. Afinal, o resultado disso são afastamentos por lesões.
Embora seja necessário, o trabalho pode afetar a vida das pessoas de maneira negativa se não for acompanhado de atividades físicas. O estresse, as doenças físicas e mentais e as lesões impactam na saúde e nas relações sociais. Tudo isso faz com que a produtividade caia. Mas basta sair do sedentarismo que tal quadro se reverte totalmente.
Karina Hatano, médica do exercício e do esporte, comenta que as atividades físicas devem fazer parte da rotina do colaborador de qualquer nível hierárquico, já que são capazes de proporcionar equilíbrio orgânico e mental. “A prática esportiva melhora o humor, aumenta a assiduidade em cerca de 20%, a satisfação do trabalho e a produtividade, diminui faltas e afastamentos, torna o colaborador ainda mais criativo e reduz em 20% problemas com a Ler e Dort”, diz Karina, referindo-se às Lesões por Esforços Repetitivos e Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho. “Além disso, desenvolve a concentração, o raciocínio, a disposição e, de quebra, a autoestima fica lá em cima”, conclui.
Por isso, cada vez mais empresas investem em programas que incentivam a prática física e os cuidados com a saúde. A prática da ginástica laboral – na qual os funcionários param as atividades por alguns minutos para fazerem atividade física – vem ganhando espaço. Tem a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza. São, em grande maioria, exercícios de fortalecimento e relaxamento muscular, alongamento, correção de postura, entre outros, que evitam as dores nas costas, lombares e de punhos.
Alguns dos benefícios da ginástica laboral:
aumentar a circulação sanguínea na estrutura muscular, melhorando a oxigenação de músculos e tendões;
Desenvolver a mobilidade e flexibilidade de músculos e articulações;
Proporcionar a postura adequada;
Diminuir o esforço na execução das tarefas;
Facilitar a adaptação ao posto de trabalho.