Pés escondidos, mas saudáveis e bem cuidados

Quando a temporada de sapatos fechados começa, há uma tendência de que os cuidados com os pés fiquem mais restritos. Afinal, eles não estão mais tão a vista, quanto no uso cotidiano de sandálias e rasteirinhas. Alguns cuidados, porém, são básicos e refletem na saúde de todos.

Michy Oliveira, que é instrutora de Manicure no Instituto Embelleze e proprietária de salão de beleza, destaca que mesmo com a chegada do frio, o cuidado com os pés não deve ser esquecido. O corte das unhas, e a retirada da cutícula podem seguir normalmente no inverno. Não há necessidade da pintura. “Mas há quem goste de manter as unhas dos pés pintadas em todas as estações”, ressalta.

Michy Oliveira, Embelleze, manicure e pedicure, pés rachados, unhas
Michy Oliveira, instrutora de Manicure no Instituto Embelleze
foto: arquivo pessoal

Nesse período do ano, há quem sofra muito com rachaduras nos calcanhares. Esse problema tende a ser bastante reduzido com hidratação, além de evitar caminhar com pés descalços e usar calçados que causem muito atrito e agridam os pés. Se, mesmo assim, elas aparecerem, as rachaduras podem ser amenizadas com cremes de altas concentrações de ureia ou lanolina, sempre junto da ingestão de bastante líquido. “Também indico fazer sessões semanais de hidratações. Não adianta só lixar, é preciso hidratar também, pois lixar demais prejudica. O ideal é a esfoliação, ou lixar bem pouco e hidratar muito bem”, diz Michy. Outra ação bastante efetiva contra as rachaduras é o tratamento com parafina, que apresenta excelentes resultado quando feito em sessões quinzenais.

Os pés humanos cumprem uma importante e desgastante tarefa diariamente: carregam o peso do corpo. Juntando isso ao uso de calçados por vezes muito altos ou desconfortáveis, eles sofrem um impacto nada positivo. Em muitos casos, o serviço de pedicure não basta para solucionar o problema, sendo necessário acompanhamento de um podólogo. Quando há, por exemplo, o corte incorreto das unhas, uso de sapatos apertados ou de bico fino, é possível que surjam as temidas unhas encravadas, algo que apesar de simples pode ser de grande desconforto.

“Por isso devemos manter os serviços da pedicure regularmente. Mas, caso a cliente tenha alguma unha encravada, o correto é procurar um profissional de podologia, que está preparado para solucionar esse tipo de problema”, diz Michy. As manicures e pedicures embelezam as unhas, quem desencrava são podólogos.

Isso também vale para casos de clientes que chegam à pedicure queixando-se de joanete – uma espécie de calo na parte externa do dedão do pé, que pode ser bastante doloroso. Eles surgem da pressão exercida pelos sapatos nos dedos, especialmente aqueles modelos de pontas estreitas e saltos. Calosidades são tratadas pelo podólogo, já casos de joanetes ficam a cargo do ortopedista.

Últimas Notícias

Destaques