O gengibre é uma raiz usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta tem ação bactericida, desintoxicante, digestiva e traz benefícios aos sistemas respiratório e circulatório. Ele se transformou num dos queridinhos das dietas de emagrecimento graças a sua função termogênica, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar as calorias indesejáveis. Conheça um pouco mais do gengibre.
Mastigar as lascas de gengibre alivia a rouquidão e irritações na garganta. Não cura, mas ajuda a superar a dor até procurar auxílio médico.
Apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o organismo. É essa substância a responsável pelo sabor picante.
A raiz é composta por vitamina B6, assim como pelos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. As preparações não costumam levar mais do que 2g da planta.
Uma vantagem de incluir o gengibre na dieta é o estímulo ao olfato e o paladar. Assim é mais fácil reduzir o uso do sal para temperar os alimentos.
O gengibre tem ação comprovada contra problemas estomacais como enjoo, gases e indigestão. A raiz do gengibre é usada, inclusive, na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.
Além de usado na forma de chá, o gengibre pode ser usado em preparações doces e salgadas, além de ser incluído nos sucos. Além disso, apesar do sabor forte ele pode ser mastigado.
O gengibre tem efeito diurético. Quando feito como chá, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.