Mel: o doce que faz bem

Existem diferentes tipos de mel. Por isso, seu sabor, aroma e cor irão variar de acordo com as floradas, definidas a partir do tipo de flor em que a abelha coleta o néctar para produzir o doce. O mais comercializado no Brasil é o mel silvestre, que oferece benefícios à pele, efeito antioxidante, propriedades calmantes e auxilia na liberação das vias respiratórias.

Natural e de sabor bastante adocicado, o mel colabora para o bom funcionamento do organismo e ajuda a manter afastadas doenças como bronquite, gripe e asma. O mel tem ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e revigorante. É uma ótima fonte de energia, rico em proteínas, vitaminas e sais minerais.

Sempre que possível, adoce alimentos com mel ao invés de açúcar refinado. Ambos adoçam e têm calorias, porém, o açúcar traz as chamadas “calorias vazias”, que nada colaboram para a saúde do organismo.

Sua avó estava certa.
Leite com mel
é uma combinação e tanto, capaz de ajudar no sono. A temperatura morna do leite é reconfortante, ajudando o corpo a relaxar. Além disso, o alimento é fonte de triptofano, aminoácido que prepara para o sono. Já o mel é uma fonte de carboidrato simples, que facilita a absorção do triptofano. Uma dupla perfeita.

O mel é rico em antioxidantes. Por isso, o alimento previne o envelhecimento precoce e contribui para a pele mais bonita e saudável. O consumo traz esses benefícios, mas a indústria cosmética há tempos também investe em sabonetes e cremes com as propriedades do mel.

Em uma colher de sopa de mel
(25 gramas) há 77 calorias.

Utilize sem exageros. O consumo em excesso pode causar o ganho de peso. Além disso, grandes quantidades de mel elevam os níveis de glicose no sangue rapidamente. Em longo prazo isso pode favorecer ao diabetes tipo 2.

Cuidado com a origem:
a procedência é algo que preocupa os apreciadores desse alimento. Ao comprar, verifique as informações do fabricante e se o frasco tem o selo do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F). É uma garantia de que o produtor tem autorização para comercializar esse produto de origem animal.

Últimas Notícias

Destaques