Médicos do HM Regional decidem suspender atendimentos eletivos; Hospital nega

Admissão de novos pacientes também foi suspensa após assembleia

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) informou que os médicos que atuam como Pessoa Jurídica (PJ) no HM Regional decidiram suspender os atendimentos eletivos. Além disso, as consultas de fichas verdes e azuis, além da admissão de novos pacientes, também serão suspensas. A medida foi definida em assembleia realizada nessa segunda-feira (10) e deve entrar em vigor a partir da meia-noite desta quarta, dia 12, por tempo indeterminado.

No entanto, a direção do HM Regional, através do diretor técnico e médico Jean Ernandorena, negou a informação. “Seguimos trabalhando. O nosso corpo clínico não sinalizou qualquer paralisação”, garantiu o profissional, na manhã desta terça.

Ainda de acordo com o Simers, a decisão ocorre após quatro meses sem pagamento, e também pela ausência de qualquer resposta concreta por parte da administração do HM Regional. Apesar da falta de remuneração e das dificuldades enfrentadas, os médicos seguiram atendendo nesse período. Em fevereiro, a categoria já havia alertado que a paralisação seria inevitável caso a dívida não fosse quitada.

A paralisação atinge todas as especialidades e irá impactar não apenas a população de Montenegro, mas também vários municípios da região do Vale do Caí, como São Sebastião do Caí, Brochier e Triunfo. Pacientes que precisarem de atendimento eletivo deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, enquanto apenas casos de urgência e emergência (fichas amarelas e vermelhas) seguirão sendo atendidas no hospital.

Para outras situações, as referências hospitalares do HM são o Hospital São Camilo, em Esteio, e o Universitário, em Canoas. O Simers reitera que segue aberto ao diálogo, mas cobra uma solução imediata e definitiva para a regularização dos honorários. “Os médicos não podem continuar trabalhando sem receber e exigem respeito pelo serviço prestado à comunidade”, publicou, em nota, o Sindicato.

Serviços afetados pela suspensão:

Obstetrícia
Atendimento somente em casos de: trabalho de parto ativo; risco materno/fetal; fichas amarelas e vermelhas conforme triagem.
Demais casos deverão ser encaminhados às unidades de referência de cada município. Hospitais de referência obstétrica na região para direcionamento das gestantes para avaliação obstétrica, avaliação eletiva de bem estar e desfechos eletivos: Hospital Universitário, em Canoas; São Camilo, em Esteio e Centenário, em São Leopoldo.
Obs.: orientação diferenciada na obstetrícia, pois alguns casos não podem deixar de serem atendidos. O encaminhamento não será realizado pelo plantão, cabe ao município fazê-lo.

Anestesiologia
Apenas casos de Urgência e Emergência após indicação de procedimento pelo cirurgião.

Neurocirurgia
Linha do AVC – apenas avaliações de urgência (AVC com janela para trombolise). Visita diária única dos casos não-emergenciais nas Salas Vermelha e Amarela (AVC fora de janela). Pacientes não internarão pela equipe de Neurocirurgia, mas pela Clínica Médica, pois são médicos celetistas. Co-manejo quando necessário.

Traumatologia
Atendem somente Urgência e Emergência após avaliação do plantão clínico. Seguirão fazendo sobreaviso (amarelas e vermelhas).

Cirurgia Torácica
Serão atendidos após internação: quadros infecciosos agudos (pneumonias complicadas, empiemas, mediastinites), complicações infecciosas crônicas (empiemas, encarceramento pulmonar), lesões consequentes a traumas (fraturas de costelas, hemotorax traumático, pneumotórax traumático, lesões agudas de via aerea, lesões agudas de parede torácica).
Não serão atendidos: doenças inflamatórias crônicas (pneumonite, sarcoidose, fibrose pulmonar), lesões suspeitas de neoplasia (nódulos/massas pulmonares, lesões mediastinais, adenomegalias sem sinais infecciosos associados), realização de exames diagnósticos (broncoscopia, mediastinoscopia), alterações de parede torácica, traqueia, diafragmaticas, entre outras, que sejam crônicas.

Pediatria
Somente Urgência e Emergência.

Pronto Atendimento Clínico
Somente Urgência e Emergência.

Últimas Notícias

Destaques