O Hospital Montenegro 100% SUS (HM) foi contemplado, nessa semana, com medicamentos do chamado “kit intubação”. Parte de um lote composto por envio do Ministério da Saúde e também por aquisição do Estado, as medicações foram entregues pelo Exército, por membros do 3º Batalhão de Suprimento de Nova Santa Rita, que estão atuando em operações de distribuição por todo Rio Grande do Sul. A demanda pelos kits tem crescido e hospitais têm relatado dificuldade em comprá-los.
“Nos trouxe alguma tranquilidade (a remessa recebida), mas os estoques seguem baixos”, alerta o diretor técnico do HM, Dr. Jean Ernandorena. Os kit’s consistem em bloqueadores neuromusculares, sedativos e anestésicos usados na intubação; quando os pacientes precisam receber ventilação mecânica e manter a respiração adequada enquanto combatem a infecção pela Covid-19. E por conta da explosão de internações nas redes públicas e privadas em março, os estoques dos medicamentos estão esgotando.
“A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no País e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, colocou a secretaria estadual de Saúde (SES), em nota. O reforço nos estoques de medicamentos é dado como uma emergência.
Nessa linha, ainda na semana passada, o Ministério da Saúde fechou parceria com três empresas fabricantes, negociando a entrega da 2,8 milhões de unidades de medicamentos usados para a intubação em todo País; parte dos quais já estão sendo entregues. O Ministério da Economia também incluiu os itens no rol de medicamentos com isenção de importação quando adquiridos de fora do Brasil; e a Anvisa flexibilizou os procedimentos de autorização da fabricação e comercialização dos itens.
Na remessa recebida dessa semana, o Hospital Montenegro recebeu 600 unidades de Rocurônio, 25 de Atracúrio e 390 de Midazolam (290 de 3 ml e 100 de 10 ml). O Hospital Santa Rita, em Triunfo, também foi contemplado com 10 unidades de suxametônio cloreto e 25 de fentanila. “A distribuição leva em conta critérios técnicos baseados no relatório semanal que os próprios hospitais nos passam, declarando a situação dos estoques desses medicamentos”, explicou a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Fagundes.