O Verão inicia oficialmente apenas no dia 21 de dezembro, mas as altas temperaturas já chegaram há pelo menos dois meses. É fato que a saúde deve ter atenção em todas as estações do ano, mas durante o calor, a desidratação é ponto alto e deve ser evitada todos os dias. A água é insubstituível e sempre foi fundamental neste processo de hidratação do corpo. Mas, as frutas da época podem te ajudar não só neste processo, mas também a ingerir vitaminas e nutrientes a mais para manter o corpo saudável durante toda a estação. As frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes de extrema importância para o funcionamento do organismo.
A nutricionista montenegrina Karina da Silva dos Santos está se especializando em Nutrição Clínica Esportiva e tem capacitação em Nutrição Funcional e Suplementação. Ela relembra que no Verão as frutas são boas pedidas pela variedade de maneiras em que podem ser consumidas, como in natura, ou em sucos, smoothies ou até mesmo em versão de bolo saudável ou geleias caseiras. A nutricionista afirma que comer frutas diariamente ajuda o organismo a funcionar de forma correta e equilibrada. Conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para uma população saudável estimula-se o consumo de 3 a 5 porções de frutas ao dia, sempre buscando variar a escolha.
“Nosso corpo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com as características do ambiente em que vivemos. No Verão, nosso corpo não precisa gastar o mesmo volume de calorias do que no Inverno, nós naturalmente nos sentimos mais atraídos por alimentos mais leves e com menor valor calórico”, ressalta. Ela destaca que a grande sacada no Verão são os smoothies. “Além de refrescantes, lembram os sorvetes e acabam nos nutrindo e nos hidratando por serem ricos em fibras, vitaminas, antioxidantes”, pontua.
Karina salienta que outra vantagem de consumir frutas da época pode ser percebida na conta da feira ou supermercado, isso porque, quando estão na safra são mais baratas. “Como a produção de frutas em sua época de safra demanda menores interferências químicas e humanas para o desenvolvimento do produto, é natural que seu valor seja significativamente menor quando comparado com as frutas produzidas fora de época”, explica. Assim, o consumidor ganha no preço e na qualidade do que está consumindo, mas também em outros aspectos como o uso menor de agrotóxicos, pesticidas e outros componentes químicos.
A nutricionista pontua que ao consumir frutas da estação, garantimos uma alimentação mais saudável, justamente porque os alimentos são mais frescos e nutritivos. “Isso acontece porque são cultivados em seu período natural e esses produtos acabam captando melhor os nutrientes do solo em que são plantados por estarem em condições climáticas ideais. Oferecem maior qualidade nutricional, preservam mais nutrientes, além de ter o sabor e aroma mais forte”, ressalta Karina. Por isso, optar por comprar frutas da estação é uma maneira de aplicar o consumo consciente ao dia a dia, garantindo, ainda, a sustentabilidade da produção que se torna mais segura para o planeta.
Frutas da época: como utilizá-las?
MELANCIA
Composta por 92% de água, a melancia é uma das queridinhas do Verão. Além de deliciosa e super hidratante, a fruta ainda contém vitaminas A e C, potássio e outros nutrientes eficazes no combate ao câncer, inflamações e prevenção do envelhecimento precoce. A dica da nutricionista Karina para uso da fruta é um suco detox. Ela pontua que para isto, você vai precisar de um copo de água gelada; uma fatia de melancia e uma folha pequena de couve. Após, só bater tudo no liquidificador. Além de refrescante, o suco mantém as propriedades da melancia, ou seja, uma bomba de vitaminas.
ABACAXI
Fonte de vitaminas A e C, contribui para o aumento da imunidade, além de ter papel antioxidante e anti-inflamatório. Karina relembra que a fruta possui também alto teor de manganês e é um bom alimento para auxiliar na prevenção da osteoporose e de fraturas ósseas. Sua indicação também é o suco detox. Com apenas uma folha pequena de couve; uma rodela grossa de abacaxi e um copo de água com gelo você tem um suco cheio de benefícios. Karina lembra do hortelã para um toque refrescante especial. É só bater tudo no liquidificador.
MANGA
É uma grande fonte de carotenoides e carboidrato, por isso fornece energia para o organismo. Contém cálcio e fibras, assim auxilia no bom funcionamento intestinal. Para esta fruta, mais comum de ser ingerida apenas em sua forma original, Karina ensina um smoothie. Nele, você utilizará uma manga congelada cortada em cubos; uma banana congelada; meio copo de água gelada e gelo a gosto. Ao bater no liquidificador, você verá que tem uma espécie de batida diferente dos sucos tradicionais feitos com a manga.
Veja mais algumas alternativas
MAMÃO FORMOSA
Rico em ácido fólico e fibras alimentares, é fonte da enzima papaína que contribui para o bom funcionamento do intestino. As fibras ainda são capazes de encapsular as moléculas de colesterol no intestino impedindo que sejam absorvidas pelo organismo. É também fonte das vitaminas A e C. “O alimento possui baixo valor calórico e pouco açúcar, pode ser utilizada em vitaminas, saladas de frutas ou in natura”, relembra Karina. De qualquer forma, sua dica é suco ou picolé. Para isto, utilize meia cenoura; meio mamão papaia; uma laranja; um limão; lascas de gengibre, cúrcuma e 200ml de água gelada. Após, bata tudo no liquidificador e escolha se deseja tomar o suco ou congelar para ingerir em forma de picolé. Ambas mantém as vitaminas dos ingredientes.
UVA
Rica em antioxidantes, a uva possui uma substância muito importante chamada reverastrol, que ajuda a prevenir doenças do sistema cardiovascular. Os antioxidantes ajudam na redução do processo de oxidação do colesterol ruim, diminuindo assim o risco de aterosclerose. A uva ainda possui vitaminas do complexo B, C, ferro, cálcio e potássio. Para um smoothie de uva, use 100ml de suco de uva integral; dez unidades de uva roxa; um pote de iogurte natural e gelo. Após bater tudo ao liquidificador, está pronto!
AMEIXA
É uma excelente fonte de antioxidantes e vitaminas A e C, B2, potássio e magnésio.Karina afirma que seu alto conteúdo de fibras lhe confere um poder laxativo, sendo muito recomendada contra a prisão de ventre. Suas fibras também promovem saciedade, sendo uma boa fruta para utilização em processos de emagrecimento. Lá vai a ideia de mais um smoothie. Utiliza cinco ameixas; um iogurte natural; uma colher de sopa de xilitol ou mel e gelo. Bata tudo no liquidificador e pronto.
Mas, para inovar, Karina também ensina uma geleia saudável de ameixa. Utiliza um quilo de ameixa vermelha sem caroço; dois paus de canela; 400 gramas de xilitol; suco com um limão e 200 ml de água. Primeiro, lave as ameixas e corte-as em pedacinhos. Em fogo baixo, acrescente os ingredientes e deixe reduzir, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos ou até chegar à consistência desejada. Retire os paus de canela e deixe esfriar. Após, coloque em potes de vidros para servir. Que tal?