Doação de sangue tem queda em período de Carnaval

O período de férias é uma época complicada para os bancos de sangue. É que devido ao grande número de viagens e também à mudança na rotina das famílias, o índice de doações de sangue sempre cai. O problema se agrava nas datas comemorativas como o Carnaval. É que além da oferta estar fraca, a procura tende a aumentar já que essa é uma semana em que os índices de acidentes de trânsito costumam crescer.

Por isso, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), veio a público reforçar o pedido para que todos os que podem doar o façam. “Nesses meses de encerramento e início de ano, as pessoas costumam se ocupar nas festas e viagens de férias, ocasionando diminuição dos números das doações, porém a necessidades de transfusões permanecem”, explica Dante Langhi, diretor da ABHH.

Os hospitais de Montenegro utilizam sangue que vem do Banco de Sangue Hemovale, localizado em Lajeado. O Hemovale fica localizado no Centro da cidade e aceita doações das 7h30min às 14h, sem fechar ao meio dia. Através do site http://www.hemovale.com.br/ é possível agendar a doação. O processo de coleta é rápido. Há uma triagem com entrevista e, após, um exame que capta o sangue da ponta do dedo e verifica anemia.

Quem pode doar sangue?
Todas as pessoas saudáveis com idade entre 18 e 65 anos e peso mínimo de 50 kg. Para doar sangue é necessário NÃO estar em jejum e obedecer a intervalos de tempo entre uma doação e outra. São dois meses de intervalo para homens e três meses às mulheres.

Últimas Notícias

Destaques