A cor forte do açaí todo mundo conhece. O sabor não agrada a todos. Mas os benefícios, esses são inegáveis. O açaí é um fruto típico da região amazônica. Riquíssimo em ômega-9, ele traz benefícios para a saúde como a prevenção contra o Alzheimer. Apesar de oferecer as chamadas gorduras boas ao organismo, trata-se de um fruto pesado, que deve ser consumido com moderação. Confira algumas outras informações desse alimento.
Açaí engorda? Se integrar um plano alimentar adequado, não. Mas, se consumido em excesso e acompanhado de outras fontes de gordura, pode contribuir para elevar o peso.
Muito cuidado com os acompanhamentos. Deve-se dar preferência por consumir a polpa de açaí pura, sem o acréscimo do xarope de guaraná – mistura muito comum no norte do Brasil – ou colocando doces como leite condensado. Nem mesmo outras frutas é indicado colocar. E açúcar nem pensar! Tudo porque o próprio açaí já oferece energia o bastante.
Essa fruta contém produtos químicos que oferecem ação antioxidante. Essa ação antioxidante do açaí é semelhante a oferecida por outras frutas vermelhas e roxas como amora, morango, do mirtilo ou framboesa.
Não é sem razão que a indústria da estética hoje está investindo em produtos que têm na sua base o açaí. Os cremes utilizam o óleo de açaí, com alto teor antioxidante. Acredita-se que os antioxidantes contidaos no açaí podem ser até duas vezes melhores que a quantidade oferecida pelos blueberries, por exemplo.
Mas o principal benefício dessa fruta é a sua oferta de energia. Quando precisar daquela força extra, antes de tomar um energético, prove o açaí. É por isso que os atletas utilizam a fruta após os treinos de alta intensidade.
O açaí faz bem para os ossos e dentes. Isso porque tem quantidade significativa de cálcio. Por isso, seu consumo regular está associado à prevenção da osteoporose. Mas, é indicado escovar os dentes após o consumo. Sua cor pode favorecer o escurecimento dos dentes.