Ampliação. População terá mais uma opção de socorro médico durante a noite
A Unidade Básica de Saúde do Centro de Montenegro está com seu horário de atendimento ampliado. Desde essa segunda-feira, 8, os montenegrinos têm mais quatro horas para serem atendidos no local. Em solenidade realizada na tarde de ontem, o prefeito Gustavo Zanatta e a secretária municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, oficializaram a ampliação dos serviços e do horário de funcionamento. Ao invés de 19h, as consultas poderão ser feitas até as 22h, com o fechamento do prédio uma hora depois.
O lançamento contou com a participação de vereadores, integrantes do Conselho Municipal de Saúde, representantes do Hospital Montenegro e da Unimed Vale do Caí e do deputado federal Maurício Dziedricki (PTB). “Essa nova gestão está conseguindo dar respostas rápidas a problemas antigos do município”, enalteceu Dziedricki durante a cerimônia.
A UBS Centro funciona em um prédio alugado na rua Ramiro Barcelos, número 2672, próximo à Estação Rodoviária. Além de farmácia e ambulatório de procedimentos, oferece consultas e atendimentos nas áreas clínica, de obstetrícia, ginecologia, pediatria, nutrição, odontologia, pré-natal e coletas citopatológicas. A equipe é composta por três enfermeiros, três técnicos de Enfermagem, dois vacinadores, cinco médicos, dois farmacêuticos, dois odontólogos, duas higienizadoras, um assistente administrativo, três estagiários, dois atendentes bucais e dois atendentes de farmácia.
De acordo com a secretária Cristina Reinheimer, o possível aumento da equipe vai depender da demanda existente e a Prefeitura está pronta para ampliá-la se necessário. “É importante explicar que, com a extensão do horário, os serviços depois das 19h serão por livre demanda e estarão disponíveis até as 22h, mas a unidade vai fechar às 23h para que ninguém que esteja aguardando seja prejudicado”, explica.
O atendimento na UBS é indicado para casos mais simples, em que não há risco de morte, normalmente enquadrados nas bandeiras azul e verde do Protocolo de Manchester. Cristina acredita que a ampliação vai reduzir a pressão sobre o Plantão 24h que funciona junto à Secretaria da Saúde, na Timbaúva, e também sobre o Hospital Montenegro. “A ampliação do horário visa diminuir o fluxo dessas duas unidades”, frisa a responsável pela pasta da Saúde.
Com o novo horário, a UBS Centro passa a ser a referência para todos os moradores da região central e também daqueles que, de dia, são atendidos nas unidades de Santos Reis e dos bairros Santo Antônio e Centenário.
O prefeito Gustavo Zanatta lembra que este foi um compromisso de campanha e manifestou sua alegria em, já no 39º dia de governo, poder atender a este desejo da população. “Durante as nossas caminhadas na campanha eleitoral, muita gente pediu isso. Agora, não precisarão ir até a Timbaúva para buscar atendimento até as 23h. Estou muito feliz por podermos oferecer mais saúde para os montenegrinos. Mas acima da minha felicidade, está a satisfação pelo comprometimento com a população, de pôr em prática aquilo que colocamos no Plano de Governo”, celebrou.