Greve. Terceirizados que fazem serviço foram substituídos por servidores
Na tarde de ontem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) considerava normalizado o atendimento na Central de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Uma greve de terceirizados, iniciada ainda na noite de segunda-feira, deixou o serviço lento durante toda a terça-feira, dia 14. Porém, o socorro não estava suspenso e as unidades seguiram em prontidão para qualquer emergência.
Para contornar o déficit criado na equipe com a parada dos 18 rádio-operadores e telefonistas, a Secretaria remanejou servidores públicos ao atendimento. Também reforçaram o serviço funcionários cedidos pela Secretaria de Saúde de Porto Alegre. Essa providência garantiu, inicialmente, cerca de 60% da capacidade do serviço, retomando gradualmente do normal.
Até o início da tarde não havia sido registrado nenhum prejuízo ao atendimento dos pacientes. A população foi orientada a seguir pedindo socorro através do 192 e recorrendo aos Bombeiros e à Brigada Militar em caso de longo espera na linha. Os grevistas são funcionários da F.A. Recursos Humanos, contratada pela SES, que desde maio não recebem salário e vale-refeição.
“O Estado vem mantendo em dia os pagamentos à empresa, que não vinha fazendo os repassem aos salários dos seus empregados”, diz a nota oficial. O Governo confirma que não pode repassar os recursos referentes a julho porque a empresa não comprovou o pagamento dos funcionários com apresentação de certidão negativa.
Estado pagará direto aos trabalhadores
Na tentativa de colocar fim à paralisação, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) autorizou ontem que a Secretaria de Saúde faça o pagamento direto aos trabalhadores da empresa. Pendências financeiras da FA questionadas na Justiça por terceiros provocaram dois bloqueios judiciais de valores, na ordem de R$ 1 milhão.
A rescisão do contrato firmado pelo Estado é iminente, tendo em vista a falta de comprometimento da empresa, que possui três contratos com o Governo. Isso não ocorreu antes devido a uma série de tramites legais, que incluem duas notificações e multas aplicadas pelo contratante.