Aplicação da vacina contra HPV é ampliada também para meninos

Saúde. Garotos de 11 a 15 anos incompletos receberão doses da imunização

A vacina contra HPV passará a ser aplicada em meninos de 11 até 15 anos incompletos. A ampliação da faixa etária tem como objetivo aumentar a cobertura de imunização nos adolescentes do sexo masculino. A vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, contemplando os meninos de 12 e 13 anos. Até 2016, apenas as meninas eram imunizadas.

O responsável pela pasta da Saúde, ministro Ricardo Barros, explicou que o objetivo principal é aumentar a cobertura vacinal do HPV. Para conscientizar os meninos na busca da vacina, o Ministério da Saúde planeja, para o próximo mês de julho, período de férias escolares, campanha direcionada a este público, com o intuito de expandir a cobertura nessa população.

A enfermeira responsável pelo setor de imunizações em Montenegro, Nicole Ternes, explica que a ampliação visa ao fortalecimento das ações de saúde à população masculina, ressaltando-se que a vacinação dos meninos contribui para o aumento da proteção também nas meninas. “A vacina do HPV começou a ser aplicada nas meninas em campanhas realizadas nas escolas em 2014 e entrou no calendário de vacinação como rotina às meninas em 2016. Já em 2017 passou a ocorrer a ofertada para os meninos de 12 e 13 anos”, diz. Para as meninas, mantêm-se a faixa de nove a 15 anos incompletos.

“Para que se obtenha a imunização, o esquema é feito em duas doses, sendo que o intervalo de tempo entre as aplicações é de seis meses”, esclarece Nicole. Os adolescentes que fizerem a primeira dose com 13 anos e que na data da segunda dose já terão 14 anos (fora da faixa etária estabelecida), terão a segunda dose garantida. Por se tratar de adolescentes, portanto, menores de idade, solicita-se a presença do responsável como acompanhante para a aplicação.

A vacina está à disposição nas salas de vacina do município em regime de rotina, isto é, sem prazo de término, como costuma ocorre nas campanhas. As salas de vacina ficam localizadas na ESF1(no bairro Germano Henke), SMS (Timbaúva) e também o PAM, que se situa no centro da cidade.

Portadores de HIV/AIDS
Os portadores de HIV/AIDS têm o esquema de vacinação diferenciado. Ele é composto por três doses, sendo o intervalo entre a primeira e a segunda dose de dois meses, e o intervalo entre a primeira e a terceira dose de seis meses.

Últimas Notícias

Destaques