A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) anunciou a criação de seu projeto de educação a distância, com o objetivo foi trazer conteúdo de qualidade através da promoção de ensino continuado. A plataforma Amrigs MasterClass surgiu em 2017 e foi desenvolvida até o momento no intuito de atender uma demanda da profissão, que busca atualização constante na formação de médicos e profissionais de saúde, acompanhando os progressos da área e antenado com as tendências de ensino atuais.
Na abertura das atividades, o presidente da associação, doutor Alfredo Floro Cantalice Neto, apresentou a iniciativa destacando o público-alvo e o seu valor para as boas práticas na área. O coordenador do projeto e diretor de Comunicação da Amrigs, Juliano Chibiaque, sinalizou a decisão de criar uma plataforma de educação a distância levando em consideração estatísticas que apontam que o EAD atingiu 2 milhões de alunos no Brasil.
O médico cirurgião Luciano Eifler, defende a ideia de que, hoje em dia, o mundo vive conectado e os profissionais de saúde precisam acompanhar as mudanças, tanto na formação quanto na prática diária. “Temos novidades como a telemedicina, que nos salvou nessa pandemia, levando informação e acesso à saúde a diversos cantos do Brasil, os avanços como a cirurgia laparoscópica e os treinamentos em processo de gamificação, em que os alunos podem usar simuladores para cumprir todas as etapas do procedimento de modo digital e reiniciar em caso de erro, sem dano a pacientes” detalha.
A plataforma já tem diversos conteúdos em vídeos apresentando temas referentes à área da saúde, que serão disponibilizados aos seus usuários: associados Amrigs, estudantes e público em geral, por meio de uma assinatura mensal. Após escolher o plano, o assinante terá acesso ilimitado aos materiais de todos os eventos promovidos pela AMRIGS e disponibilizados na íntegra na ferramenta, como simpósios, entrevistas, seminários, congressos e palestras apresentadas por médicos e demais profissionais tratando sobre diferentes assuntos da saúde.