Apesar do frio, é bom lembrar que o corpo humano foi feito para estar em movimento e que, mesmo no inverno, manter as práticas esportivas é necessário. Uma das saídas para quem não consegue se exercitar em ambientes abertos devido as dificuldades do clima, é procurar as academias e aquecer-se com musculação ou aulas de ginástica no ambiente fechado. Assim, quando a primavera chegar e for possível tirar os casacos, a saúde e corpo estão em dia para aproveitar tudo que o verão tem de bom.
É essencial, porém, que cada um tenha conhecimento de seu corpo e saúde, e preste atenção na execução dos movimentos para que sejam feitos corretamente, a fim de promoverem benefícios e trazerem o resultado esperado. O professor de educação física Tony Marcio Batista, da Smart Fit, comenta alguns dos principais erros cometidos nas academias, que atrasam resultados e podem comprometer a saúde do atleta. “É muito importante ter conhecimento da forma como cada exercício deve ser realizado, prestar atenção em alguns detalhes antes de iniciá-lo e ter cautela durante a sua execução. Erros simples podem gerar consequências negativas ao corpo e normalmente acontecem por simples falta de atenção”, explica o especialista. Ele listou os erros praticados nas academias e explicou como evitá-los:
1- Agachamento com barra para pessoas portadoras de escoliose
A execução desse exercício deve ser evitada por quem tem escoliose, pois o peso da barra pode causar desconforto, dores e agravamento do problema. Uma alternativa de exercício com a mesma eficácia é o agachamento feito com halteres ou mesmo livre.
2- Cadeira extensora para portadores de desgaste da patela
Pessoas com condromalacia patelar – o desgaste da patela – precisam ficar atentas ao ângulo de execução do treino na cadeira extensora, que deve estar entre 30º e 45º ou realizar o mesmo exercício feito apenas na isometria. Para evitar um desgaste ainda maior da patela, dores e desconforto, o usuário deve procurar auxílio de um educador físico, que irá orientá-lo com relação ao movimento correto, pois o grau do exercício vai depender do nível da patologia.
3 -Execução de exercícios complexos por iniciantes em academia
Determinados treinos na musculação exigem prática na execução, pois se o movimento é feito de forma incorreta pode acabar causando graves lesões. Um iniciante na musculação deve ter o acompanhamento de um professor, além de praticar exercícios sem um nível de dificuldade muito elevado.
4- Excesso de carga, movimentos curtos e falta de postura
Para um melhor resultado na performance muscular é necessário que a pessoa realize movimentos longos e com um cuidado redobrado na postura. Esse alto volume de carga muitas vezes faz com que o executante não preste atenção na postura correta, pois o foco está apenas em aguentar o peso. Esse erro causa lesão nas articulações e ligamentos, o que prejudica a hipertrofia, pois o músculo não é alongado devidamente.
5 -Execução do leg press com joelhos para dentro ou pés muito baixos
O movimento do leg press deve ser feito com os joelhos lineares. A execução incorreta leva à forte compressão na patela, causando dores e problemas futuros na execução de corrida e até caminhada.
6-Exercícios de bíceps e tríceps em pé
Quando realizados em pé com o excesso de carga, o movimento automático do tronco promove uma compressão nos discos intervertebrais – discos presente entre as vértebras da coluna -, causando protusões discais, lombalgias, dentre outros graves problemas.
7-Não alongar antes ou depois de treinar
São raras as pessoas que fazem exercícios de alongamento antes e depois do treino. Não alongar é uma prática muito prejudicial ao corpo. O músculo não alongado, quando submetido à musculação ou outras atividades físicas onde se têm movimentos com altas cargas, pode estirar, causando lesões, podendo levar a tratamentos longos, sem execução de exercícios por um tempo.