Sexta-feira encerra prazo para agricultores declararem o ITR

O prazo para entregar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) encerra nesta sexta-feira, dia 30. Ela precisa ser realizada por agricultores e pecuaristas, pessoas físicas ou jurídicas, titulares de domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária, exceto imune ou isento.

A entrega é unicamente online, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR 2022, disponível no site da Receita Federal. Os Sindicatos Rurais estão auxiliando no preenchimento e envio do documento. No ato é gerado o recibo que comprova a apresentação, mas que deve ser impresso pelo contribuinte.

Os contribuintes também devem ficar atentos para o preenchimento do Ato Declaratório Ambiental (ADA), que é obrigatório para informar ao Ibama as áreas ambientalmente preservadas, que são retiradas da área total do imóvel na hora de calcular o imposto. Também devem manter atenção ao Valor de Terra Nua (VTN) 2022 publicado pelo site da Receita Federal pelos municípios conveniados.

Os produtores inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) devem informar na DITR o número do recibo de inscrição. Até esta segunda-feira, 26, 76% dos gaúchos já haviam enviado ITR, o que equivale a 501.518 dos 653.504 esperados. No país são aguardadas entre 5.900.000 declarações até o dia 30.

Últimas Notícias

Destaques