Semana da Agricultura Familiar focou num segmento que, só no ano passado, movimentou R$ 230 mil no município
Ontem, no terceiro dia da 1ª Semana Municipal da Agricultura Familiar, ocorreu uma atividade no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam), no bairro Zootecnia. Nesta etapa da programação, o evento voltou-se à produção de peixes (piscicultura) – segmento que, no ano passado, movimentou R$ 230 mil em Montenegro, com a comercialização de 59 toneladas de peixe vivo. Agora regulada pela Associação Montenegrina de Piscicultores (Amop), a expectativa é de crescimento.
“Essa atividade se dá em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, dentro da programação da Semana, em um sentido de apoiarmos a Amop e também outros produtores que não fazem parte, mas que demandam os trabalhos do município referente à abertura de açudes”, explicou o assistente técnico regional da Emater, João Alfredo de Oliveira Sampaio, responsável pela condução do encontro.
Ao todo, 18 pessoas participaram da atividade. Muitos já envolvidos com a prática. O evento tratou sobre as principais características dos viveiros de criação de peixes, buscando dar embasamento aos produtores sobre a piscicultura. “Se não fosse o mau tempo, teríamos também um viveiro reformado para ser visitado. Essa é uma forma de otimizar o serviço das máquinas de abertura dos açudes e também de fazer com que as estruturas durem mais”, apontou João Alfredo.
De acordo com o especialista, a criação de peixes é um segmento que cresce, em média, 8% ao ano. Pelos atendimentos no Cetam, ele destaca, a maior parte dos produtores são da agricultura familiar. “O clima de Montenegro permite, principalmente, dois tipos de produção: a semi-intensiva de carpas, que é a maior e a mais intensa no município; e a intensiva de tilápias, que é voltada para produtores com mais características de investidores, pois apresenta maiores riscos”, adiciona João Alfredo.
Hoje tem Feira da Agricultura Familiar no Centro
Seguindo a programação da Semana, o último dia de atividades será marcado pela Feira da Agricultura Familiar, que acontece hoje na Praça Rui Barbosa, no Centro. Já com uma estrutura coberta pronta, o evento não será afetado pelas más condições climáticas. Das 10h às 19h, a produção local dos agricultores montenegrinos estará sendo comercializada, com artesanato, produção de morangos, de feijão e de hortaliças.
A 1ª Semana Municipal da Agricultura Familiar já está incluída no Calendário Oficial do município para ocorrer anualmente. Ela nasceu de uma vontade dos produtores rurais montenegrinos, que pediam mais apoio e valorização às boas práticas no segmento. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), com apoio da Câmara de Vereadores e da Emater.