Relatório do DDPA está disponível a autoridades e agricultores
O Comunicado Agrometeorológico nº 70, publicado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) do Estado, descreve as condições meteorológicas ocorridas no mês de maio de 2024. Também especifica a relação da catástrofe climática com o crescimento e o desenvolvimento das principais culturas agrícolas; trazendo ainda prognósticos para o mês de junho.
O relatório classifica a citricultura como “uma das mais prejudicadas”, com danos no desenvolvimento das frutas desta safra e à sanidade das plantas. No comunicado, os produtores podem observar de forma mais ampla as regiões atingidas pela catástrofe. Ele aponta volumes extremamente altos de precipitação pluvial em maio, acima dos 300 milímetros (mm) na área central, que engloba a região dos Vales e Região Metropolitana.
Quase 20.000 famílias afetadas
Segundo a estimativa da Emater/RS-Ascar, são observados vários danos em instalações localizadas na Zona Rural, inclusive nas residências, afetando 19.190 famílias rurais, com 9.158 localidades atingidas. Também há problemas para o escoamento da produção de 4.548 comunidades em razão de estradas vicinais afetadas.
O Comunicado Agrometeorológico é uma publicação mensal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Neste mês está completando três anos ininterruptos, com dados mensais de mais de 50 estações meteorológicas de diferentes regiões.