Emater se prepara para o papel de canal de consulta dos agricultores
Seguindo o cronograma previsto pelo Governo do Estado, em 02 de janeiro próximo entra em vigor a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) (modelo 04) ao Setor Primário, aposentando a emissão em papel por meio do Talão de Produtor Rural. A ferramenta é obrigatória, e as prefeituras estão realizando treinamento ao cidadão. A Emater-Ascar/RS também será um canal de esclarecimento, e nesta terça-feira, 19, a Regional Lajeado realizou seminário com extensionistas do Vale do Caí.
O seminário em Montenegro foi presidido pelos extensionistas e contadores do Cooperativismo Anderson Junqueira e Everton Rosa, que destacaram o inevitável avanço tecnológico também ao campo. A ferramenta poderá ser acessada em dois sistema, sendo um deles o Nota Fiscal Avulsa disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Mas a Emater se concentra no aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), já disponível nas lojas virtuais para celular e tablet (em breve para computador).
A sugestão é que agricultores e pecuaristas baixem e manuseiem o APP agora, tirando as dúvidas com as secretárias municipais e escritórios da Emater. O sistema é intuitivo, replicando a nota fiscal física e pede apenas inscrição Bronze no GOV.BR.
Sinal de Internet não será impeditivo
Uma mazela do setor que pode atrapalhar é a qualidade da internet no interior, sobre o qual Everton (entrevista no link) assinala que não é preciso ter sinal para preencher as notas fiscais. Elas podem ser emitidas em “off line” para serem transmitidas simultaneamente depois, no prazo de uma semana, quando estiver em condição de melhor sinal.
A migração ao sistema digital é uma exigência do Estado, seguindo regramento nacional. Desde 2023 os técnicos da Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado) constroem o NFF, e que ainda está em atualização. No evento foram apresentadas algumas melhorias futuras no APP, tais como integração com GTA; aviso de Contra Nota PJ (não será extinta); acesso a múltiplos perfis e até campo para ‘embalagem de agrotóxicos’.