Serviço digital está auxiliando no manejo produtivo durante estiagem
O Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) é uma ferramenta gratuita, disponível para consulta em www.simagro.rs.gov.br. O serviço é da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), e contribui para o planejamento das propriedades, especialmente durante eventos climáticos como a estiagem.
O Simagro-RS conta com três módulos: monitoramento; previsão do tempo (índices agroclimáticos) e previsão sazonal (clima para até 06 meses). “O monitoramento é feito por uma rede composta por 88 estações meteorológicas, que coletam variáveis como temperatura, chuva, direção e velocidade do vento, pressão, umidade do ar, temperatura e umidade do solo”, explica o coordenador, Flávio Varone.
Ele completa que a previsão agroclimática gera índices que auxiliam os produtores na tomada de decisão; e a previsão ajuda o produtor no planejamento em longo prazo em determinadas culturas. Dentre os índices estão: previsão horária, de até sete dias, para aplicação do 2,4-D; ocorrência de ferrugem asiática na soja; índice de incêndio que, em época de estiagem, projeta as áreas com possibilidade de sinistro.
![](https://cdn.jornalibia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/servico-Simagro-RS-digital-472x1024.jpg)
Convivendo com a seca
Das ferramentas, o Balanço Hídrico verifica a deficiência ou excesso hídrico nos municípios. Varone salienta que este índice de seca é fundamental para acompanhar a estiagem, sendo padronizado com precipitação e evapotranspiração, resultado entre o que choveu menos e o que evaporou, mostrando a realidade das áreas produtoras.
O coordenador destaca ainda o novo índice ‘de irrigação’, também importante para o período de estiagem. “Ele informa ao produtor quantos milímetros ele deve irrigar em sua área, nos cultivos de soja, milho, trigo e arroz”, descreve. De um modelo de previsão mais convencional, o Simagro passou a trabalhar baseado em inteligência artificial (IA), com sistema regionalizado de alertas para eventos severos. Para 2025 está previsto o lançamento de seu aplicativo (APP), tornando-o ainda mais acessível sua grande quantidade de informações disponíveis à comunidade em geral.