Estado se comprometeu iniciar a fiscalização na semana que vem
Nessa sexta-feira, 1º, em entrevista ao Estúdio Ibiá, o vereador e presidente da Câmara, Talis Ferreira, destacou a urgência de fiscalizar diques irregulares construídos por proprietários de terras ao longo do Rio Caí. Ferreira, que recentemente visitou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, explicou que a motivação para essa ação surgiu após o repique da enchente de maio. “Nós acompanhamos a subida das águas do Rio Caí e, pela projeção, esperávamos que atingisse uma altura que não se concretizou. A água acabou vindo 40 cm abaixo da previsão”, afirmou Ferreira, referindo-se ao dique irregular que se rompeu em Capela de Santana, desviando para outras áreas a água que viria para Montenegro.
O vereador relatou que, após este rompimento, a água escoou para dentro de uma propriedade, alterando o fluxo natural, que impactaria a cidade de Montenegro. “Começamos a receber várias denúncias de diques irregulares, onde os proprietários fazem elevações nas barrancas dos rios para proteger suas propriedades”, explicou. Em resposta, Ferreira solicitou à Secretaria do Meio Ambiente uma fiscalização detalhada em toda a extensão do Rio Caí.
A Secretaria, segundo Ferreira, já se comprometeu a iniciar a fiscalização na semana seguinte, utilizando imagens e inspeções in loco.
“A informação foi que na semana que vem já vai começar essa fiscalização através de imagens e logo depois será feita uma fiscalização in loco”, destacou o vereador, que também incentivou a população a denunciar construções irregulares. “É de fundamental importância que, se as pessoas têm essa informação, devem fazer a denúncia”, enfatizou.
Ferreira também abordou a necessidade de dragagem do Rio Caí, um processo que ele considera essencial para mitigar os impactos das enchentes. “Com a última enchente, tivemos a maior de todos os tempos, e logo depois, cinco dias depois, veio uma nova enchente”, lembrou. Ele destacou que a responsabilidade pela dragagem é do Governo do Estado e do Governo Federal, e não das prefeituras locais. “Estamos cobrando muito do Governo do Estado que tome providências nesse sentido”, afirmou.
O vereador ressaltou que a dragagem deve ser feita em toda a bacia do Rio Caí, começando na parte superior e descendo. “É um projeto muito grande e que deve ser feito pelo Governo do Estado”, disse, mencionando que outras regiões, como Lajeado e Estrela, já estão recebendo esse tipo de trabalho. Ferreira concluiu enfatizando a importância de uma abordagem abrangente para resolver os problemas de enchentes na região, garantindo que a Câmara Municipal continuará a pressionar por ações efetivas.
Assista a entrevista na íntegra