Dos 35 candidatos que realizaram a prova de seleção para o Conselho Tutelar de Montenegro, no dia 16 de junho, apenas 17 foram aprovados e terão a chance de buscar votos junto à comunidade. O edital com os nomes foi divulgado nesta terça-feira, mas ainda existe um prazo de recurso que vai até o dia 28, sexta. O teste teve 30 questões de conhecimentos específicos e mais dez de Língua Portuguesa e era eliminatório.
Desde o início do processo, vinha surpreendendo a todos o grande número de aspirantes às cinco vagas em disputa. No dia da prova, o presidente da comissão eleitoral, Marcos Reis, salientou que a quantidade de interessados foi praticamente o dobro do pleito anterior. A causa, declarou, seria a vontade de exercer a cidadania, os altos índices de desemprego e o salário atraente, de aproximadamente R$ 3.600,00 por mês.
Entre os aprovados, há vários conselheiros que estão exercendo a função no momento e que já a desempenharam no passado. A campanha eleitoral inicia dia 1º de agosto. O novo mandato será de quatro anos, permitida uma recondução. A eleição está marcada para o dia 6 de outubro e deverá ser feita através de 20 urnas eletrônicas solicitadas ao Tribunal Regional Eleitoral. Para votar, não será exigido o cadastro biométrico. A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2020.