Servidores Estaduais que ganham menos vão receber primeiro, afirma governador

A partir de setembro, o Estado pagará integralmente primeiro os servidores que ganham menos. Depois, sairá o pagamento dos vencimentos dos demais funcionários, segundo pronunciamento do governador José Ivo Sartori, na manhã de ontem, no Palácio Piratini. “Todos sabem que, desde o começo do parcelamento de salários, pedi que fosse encontrada uma forma de pagar primeiro quem ganha menos. É uma questão de justiça social: não se pode tratar igualmente os desiguais”, afirma. “Entretanto, algumas questões judiciais impediram que essa decisão fosse aplicada”, pondera.

A decisão foi motivada pelo acirramento da crise financeira e centenas de processos de danos morais por parte de servidores com salários em atraso. Sartori determinou à Secretaria da Fazenda que, já na folha deste mês, execute a decisão de pagar primeiro os menos salários. De acordo com o governador, vice, secretários e ele próprio também estavam recebendo de forma fracionada. “E nós só vamos receber depois que o último servidor tiver seu salário quitado”, assegura. No comunicado, Sartori faz um apelo especial aos professores. Ele pede que mantenham as aulas normalmente, para que os alunos não sejam prejudicados.

O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, informou que, na próxima quinta-feira (28), será definido o valor a ser pago, de acordo com o montante disponível no caixa do Estado, não sendo possível estabelecer faixas de vencimentos.

O governador declarou que “estamos muito perto de encontrar uma solução para o equilíbrio financeiro do Estado, o que significa também o fim do parcelamento de salários”. “Mas essa solução só vai ser possível se tivermos coragem, atitude e união, encarando os desafios que temos pela frente. O Rio Grande do Sul tem futuro. Juntos, vamos encontrar uma saída”, enfatiza.

Últimas Notícias

Destaques