Preparação das urnas eletrônicas pode ser acompanhada na próxima semana

ELEIÇÕES 2022. Cartório eleitoral inicia o trabalho nesta segunda-feira

Na próxima semana, ocorre a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2 de outubro. O procedimento é público e pode ser acompanhado por qualquer cidadão. Ocorrerá a carga individual de cada urna, os testes de funcionamento, a identificação dos equipamentos e a colocação dos lacres das urnas oficiais e de contingência.

O Cartório Eleitoral da 31ª Zona Eleitoral, que engloba Montenegro, Brochier, Maratá, Pareci Novo e São José do Sul, tem quatro dias reservados para o trabalho. “Temos quatro dias previstos para o preparo das urnas, mas pretendemos terminar no terceiro dia, se tudo correr bem”, comenta o chefe do órgão, Diego Bonato Coitinho. O cartório, onde ocorrerá o procedimento, funciona na rua Dr Bruno de Andrade, 1.809, no bairro Timbaúva. “Nós vamos colocar as mídias geradas nas urnas eletrônicas. Em cada uma, vai ser criada uma sessão eleitoral dentro dela, onde vamos colocar os dados dos eleitores, dos candidatos e prepará-la para, no dia da votação, ela ser encaminhada à sessão eleitoral. Essa é uma cerimônia pública e qualquer pessoa pode vir acompanhar. Os partidos também podem vir auditar o sistema, o Ministério Público, dentre outras entidades que têm legitimidade para verificação e auditoria.”

Nessa quinta-feira, 15, a equipe do cartório trabalhou na geração das mídias, do sistema do TSE, e a preparação dos pen drives e cartões de memória que, individualmente, serão usados para carregar o sistema das urnas eletrônicas. “Nós baixamos a mídia aqui, é feita uma série de auditorias para verificar se os dados estão corretos; são verificadas as assinaturas digitais para ver se estão válidas e, então, esses dados são passados para os pen drives e também os cartões de memória”, explica Coitinho. “Nessas mídias estão os dados dos candidatos, o sistema operacional, tudo o que é encaminhado para a urna eletrônica funcionar no dia da eleição. Cada uma tem o seu próprio pen drive e cartão de memória.” A geração das mídias também pôde ser acompanhada.

A Justiça Eleitoral adiantou que no dia 28, última quarta-feira de setembro, ocorrerá, às 10h, a inspeção das urnas e a conferência visual dos dados contidos nela. No dia 1º de outubro, véspera do pleito, as urnas serão ligadas nos locais de votação e visualizados os dados apresentados na tela das máquinas; procedimento que igualmente poderá ser acompanhado por qualquer interessado.

Dias previstos para o preparo das urnas
segunda-feira, 19: das 10h às 17h;
quarta-feira, 21: das 10h às 17h;
quinta-feira, 22: das 10h às 17h;
sexta-feira, 23: das 10h às 17h.

Últimas Notícias

Destaques