Partido tem, segundo o chefe do Executivo, a estrutura necessária para trazer benefícios aos montenegrinos
O prefeito Kadu Müller é o mais novo filiado do Progressistas. O “namoro” entre o chefe do Executivo e a legenda começou no ano passado e a “troca de alianças” ocorreu na noite desta quarta-feira, durante uma reunião da qual participou também o vereador Talis Ferreira (PR). A adesão foi abonada pelo presidente do partido, o ex-vereador Gustavo Zanatta.
Num primeiro momento, não ocorreram discussões sobre o espaço que o Progressistas terá na Administração Municipal, mas é provável que o partido indique alguns nomes para funções estratégicas no primeiro e no segundo escalões da Prefeitura. Kadu iniciou na Política pelo PTB, mas em 2015 ajudou a fundar o Solidariedade em Montenegro, pelo qual se elegeu vice-prefeito na chapa de Luiz Américo Aldana, a quem substitui desde o processo de Impeachment que levou à cassação dele, em 2017.
O vereador Talis Ferreira também pretende deixar o seu partido, o PR, para seguir os passos do prefeito. Contudo, vai aguardar a “janela partidária” que deverá ser aberta somente em março de 2020, para não correr o risco de perder o mandato na Câmara. Além do presidente, participaram da reunião, representando o Progressistas, Tatiana Henke e Márcio Orth.
A troca de partido pelo prefeito, ao que tudo indica, é mais um passo no intrincado jogo do poder que leva às eleições do ano que vem. Kadu é candidato natural à reeleição, mas sua antiga legenda não possui estrutura para sustentar uma disputa majoritária. Como Gustavo Zanatta já manifestou várias vezes o desejo de concorrer novamente a prefeito – ele foi o candidato progressista em 2016 – é possível que os dois estejam juntos na disputa pelo voto dos montenegrinos.
“O partido não pediu cargos e eu também não ofereci nada”
“Sempre tive uma relação muito boa com os integrantes do Progressistas, tanto com a velha guarda quanto com a geração atual, representada pelo presidente Gustavo Zanatta. Já fomos adversários, mas sempre houve respeito e afinidade de ideias entre nós.” É com esta declaração que o prefeito Kadu justifica o ingresso na nova legenda.
Por outro lado, Kadu também observa que o Progressistas tem uma estrutura partidária mais sólida, não apenas na cidade, mas em nível estadual e federal. “Com o apoio dos deputados e do senador do Progressistas, será possível abrir mais portas e buscar benefícios para a comunidade. Isso será muito bom para Montenegro”, aposta.
Quanto à participação do Progressistas na Administração, o chefe do Executivo admite que isso deve acontecer naturalmente, mas afirma que nada está definido. “O partido não pediu cargos e eu também não ofereci nada”, garante, acrescentando que seu futuro político – como a busca pela reeleição, por exemplo – não esteve na pauta das discussões até o momento.
Zanatta confirma as declarações do prefeito. “Os filiados entenderam que a vinda do prefeito Kadu seria positiva para o partido e para a cidade, mas não se falou sobre cargos e nem sobre as eleições. Não foi esse o objetivo. Essas coisas serão encaminhadas aos poucos, no tempo certo”, explica o presidente do Progressistas.