O primeiro suplente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Rodrigo Corrêa, em conjunto com os co-vereadores Carla Pozo e Lucas Braga, assumiu na manhã desta sexta-feira, 27, uma cadeira no Legislativo montenegrino. Esse é o primeiro mandato coletivo na Câmara de Vereadores da cidade.
No cargo por 16 dias em substituição ao vereador Paulo Azeredo – que solicitou licenciamento para tratar de assuntos pessoais – Corrêa junto com os colegas buscam levar representatividade e participação popular para o poder de decisão. “Tudo é construído com uma participação ativa das pessoas, diferentemente do que está acontecendo hoje. Hoje não existe mais representatividade, pouco ou praticamente quase nada de participação popular nas decisões”, fala Rodrigo.
Segundo eles, os três possuem as mesmas bandeiras, e buscam assim, construir algo sólido. “A gente vai em uma contramão; numa ideia de trazer as pessoas e unir as pautas em comum que a gente tem”, diz Lucas Braga.
Ainda segundo Lucas, há exemplos de outras cidades no Brasil que elegeram mandatos coletivos e tiveram êxito político e social. “O Rodrigo é o titular, ele é a nossa voz na tribuna, mas a articulação, a construção das pautas, esse contato com as lideranças, ela se da por nós três junto com as pessoas”, declara.
De acordo com Corrêa, no mandato popular o cidadão está dentro das reuniões contribuindo em todo o processo. “Ele resgata a participação popular de fato, dá voz e vez no poder de decisão”, defende. A reunião acontece na própria Câmara de Vereadores, anterior as sessões. Quem desejar fazer parte da construção do mandato pode entrar em contato pelos números (51) 997292203 ou (51) 995109178.